Foto: Hotel Açay

Alter do Chão não costuma fazer parte do roteiro badalado pelo litoral brasileiro e tampouco estampa capas de revistas de viagem. E motivos para divulgar esse belíssimo tesouro do Brasil não faltam: praias de água doce, paisagem incríveis e um destino rústico que encanta qualquer um.

Localizado no nosso vizinho, Pará, Alter do Chão é uma vila de pescadores construída na beira do Rio Tapajós e porta de entrada alternativa para a Amazônia. Por conta de suas belíssimas praias formadas pela água do Rio, o destino costuma ser badalado durante o ano novo, quando recebe festas, se contrapondo ao restante do ano, quando vira refúgio perfeito para curtir a natureza e o silêncio. Para te inspirar a conhecer esse paraíso ainda desconhecido pelos brasileiros, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer em Altar do Chão. Confira:

ILHA DO AMOR

 

Foto: Reprodução/Momondo

O cartão-postal de Alter do Chão é a Ilha do Amor: um banco de areia que surge em meio ao Rio Tapajós durante os meses de agosto a dezembro. Apenas uma estreita faixa de água separa o continente da pequena ilha, onde os visitantes precisam pegar um barco a remo para alcançar o pedacinho de paraíso.

Ao contrário do que se imagina ao encontrar um banco de areia em meio ao rio, por lá encontram-se barracas, mesinhas e espreguiçadeiras que oferecem o melhor da região norte ao turista. Petiscos e cerveja gelada complementam a experiência. É nesse momento que você entende por que foi dado o nome de Caribe Amazônico.

Foto: Reprodução/Painel Agroeconomico

A Praia do Pindobal é mais uma das belíssimas praias de rio de Alter do Chão. Com uma areia branquinha e água azul cristalina, a impressão é que se está em meio ao oceano já que não é possível ver a margem do rio estando lá. Para deixar tudo mais cômodo para o turista, quiosques são montados na beira do rio, sendo possível deitar em uma espreguiçadeira enquanto vê o dia passar.

Como as águas são bem calmas, sem nenhuma onda, é possível praticar esportes aquáticos como Stand Up e Caiaque. Empresas fazem o aluguel dos produtos por um preço bem camarada!

Foto: Reprodução/João Silvio blog

Durante o verão Amazônico, na época de chuva, o Rio Tapajós aumenta sua vazão, cobrindo toda a paisagem com suas águas. O resultado desse processo é um belíssimo ecossistema onde os barcos passam em meio a floresta alagada, sendo uma ótima forma de observar como a fauna de adapta as mudanças da região. O roteiro é conhecido como Floresta Encantada.

Para deixar o passeio melhor, os barqueiros param em um restaurante flutuante e os visitantes conseguem saborear o melhor da culinária do norte, em meio a um dos rios mais famosos do Brasil.

Imagem relacionadaFoto: Reprodução/Blog Vida ao ar Livre

A Floresta Nacional do Tapajós é o melhor passeio para se fazer em Alter do Chão. Trata-se de uma unidade de conservação da floresta nacional onde é possível perceber a grandeza da Amazônia e suas belezas únicas. Um dos roteiros mais procurados é uma trilha com cerca de 15 km adentro da floresta, onde um guia turístico explica as curiosidades e informações sobre cada lugar.

O grande destaque do percurso é a Samaúma, conhecida como Vovó: são mais de 1000 anos de vida e de uma beleza exuberante. Seu tamanho é tanto que é praticamente impossível enxergar o topo da árvore!

Fonte: Guia da Semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here