Foto: Reprodução

As dunas são nada mais, nada menos, do que grandes bancos de areia, montanhas formadas pela ação dos ventos a longo prazo. Além de criarem paisagens de tirar o fôlego, essas belezas naturais acabaram se tornando um grande atrativo turístico, perfeitas para um passeio de buggy, praticar sandboard ou para curtir o famoso “esquibunda”.

Por sorte, o Brasil conta com diversos destes paraísos naturais dentro do seu território, principalmente no Nordeste. Conheça 9 dunas incríveis que você precisa conhecer pelo país e prepare-se para fazer as malas:

Lençóis Maranhenses, Barreirinhas – Maranhão

Resultado de imagem para lençois maranhenses

Foto: Casablanca Turismo

Cortadas por piscinas naturais, as dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são, provavelmente, as mais famosas e procuradas do país. Os bancos de areia podem chegar a até 40 metros de altura, e os turistas podem mergulhar e relaxar à beira dos reservatórios naturais de água acumulada da chuva.

Slide 2 de 10: As dunas da praia de Jericoacoara, no Ceará, são só mais um motivo para se apaixonar por essa tranquila e paradisíaca vila de pescadores. Não deixe de conhecer a Duna do Pôr do Sol, a mais famosa delas, de onde é possível assistir ao sol "mergulhando" no mar. Para descer a montanha de 30 metros de altura, vá de sandboard, alugando pequenas pranchas de madeira no local.

Foto: Shutterstock

As dunas da praia de Jericoacoara, no Ceará, são só mais um motivo para se apaixonar por essa tranquila e paradisíaca vila de pescadores. Não deixe de conhecer a Duna do Pôr do Sol, a mais famosa delas, de onde é possível assistir ao sol “mergulhando” no mar. Para descer a montanha de 30 metros de altura, vá de sandboard, alugando pequenas pranchas de madeira no local.

Slide 3 de 10: Cercada por enormes montanhas de areia branca, a Praia das Dunas, em Cabo Frio, é protegida por uma zona de preservação ambiental, tratando-se de uma paisagem quase intocada. A região, ao contrário de outras opções desta lista, é consideravelmente pouco visitada - exceto pelos surfistas, que são atraídos pelas boas ondas do local.

Foto: Shutterstock

Cercada por enormes montanhas de areia branca, a Praia das Dunas, em Cabo Frio, é protegida por uma zona de preservação ambiental, tratando-se de uma paisagem quase intocada. A região, ao contrário de outras opções desta lista, é consideravelmente pouco visitada – exceto pelos surfistas, que são atraídos pelas boas ondas do local.

Slide 4 de 10: Localizado no extremo norte do litoral baiano, fazendo divisa com o estado de Sergipe, está o Mangue Seco, pequena vila de pescadores localizada na cidade de Jandaíra. Este destino faz sucesso entre os turistas pela sua paisagem cercada de coqueiros e belíssimas dunas, além de sua localização estratégica: entre um lago de água doce e o mar.

Foto: Shutterstock

Localizado no extremo norte do litoral baiano, fazendo divisa com o estado de Sergipe, está o Mangue Seco, pequena vila de pescadores localizada na cidade de Jandaíra. Este destino faz sucesso entre os turistas pela sua paisagem cercada de coqueiros e belíssimas dunas, além de sua localização estratégica: entre um lago de água doce e o mar.

Slide 5 de 10: O Parque Turístico de Genipabu engloba uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental. Tudo isso localizado no município de Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte. A paisagem promete ser diferente a cada visita, isso porque suas dunas estão constantemente se movendo graças ao vento. Você pode desbravar os bancos de areia de buggy ou nas corcovas de um camelo!

Foto: Shutterstock

O Parque Turístico de Genipabu engloba uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental. Tudo isso localizado no município de Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte. A paisagem promete ser diferente a cada visita, isso porque suas dunas estão constantemente se movendo graças ao vento. Você pode desbravar os bancos de areia de buggy ou nas corcovas de um camelo!

Slide 6 de 10: A capital do Rio Grande do Norte também conta com muitas dunas para deslumbrar os turistas. O Parque Estadual de Natal apresenta uma área gigantesca de 1172 hectares, o equivalente a mil campos de futebol, criando uma imensidão de areia a se perder de vista. Por lá, dá para passear de buggy ou camelo, visitando as praias e lagoas naturais de água doce em meio às dunas.

Foto: Shutterstock

A capital do Rio Grande do Norte também conta com muitas dunas para deslumbrar os turistas. O Parque Estadual de Natal apresenta uma área gigantesca de 1172 hectares, o equivalente a mil campos de futebol, criando uma imensidão de areia a se perder de vista. Por lá, dá para passear de buggy ou camelo, visitando as praias e lagoas naturais de água doce em meio às dunas.

Slide 7 de 10: A areia avermelhada é característica das dunas do Jalapão, no estado de Tocantins. A paisagem, situada em meio ao cerrado brasileiro, conta com montanhas de mais de 30 metros de altura! Rios, cachoeiras e piscinas naturais também fazem parte do território do parque, para a alegria dos visitantes.

Foto: Shuterstock

A areia avermelhada é característica das dunas do Jalapão, no estado de Tocantins. A paisagem, situada em meio ao cerrado brasileiro, conta com montanhas de mais de 30 metros de altura! Rios, cachoeiras e piscinas naturais também fazem parte do território do parque, para a alegria dos visitantes.

Slide 8 de 10: A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, é famosa por suas dunas. As mais conhecidas são as que ficam entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina, onde muitos locais e turistas praticam o sandboard ou apenas visitam para admirar a paisagem. A Praia dos Ingleses (foto) e a do Santinho também oferecem esse tipo de atração para os turistas.

Foto: Shutterstock

A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, é famosa por suas dunas. As mais conhecidas são as que ficam entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina, onde muitos locais e turistas praticam o sandboard ou apenas visitam para admirar a paisagem. A Praia dos Ingleses (foto) e a do Santinho também oferecem esse tipo de atração para os turistas.

Slide 9 de 10: No extremo sul do estado de Alagoas fica a pequena cidade de Piaçabuçu, conhecida por ser o lugar onde o famoso Rio São Francisco deságua no mar. Além desse atrativo turístico, a cidade também conta com dunas espetaculares, que chegam a atingir 50 metros de altura! O período ideal para visitá-las é entre maio e setembro, quando as águas da chuva se acumulam e pequenas lagoas naturais garantem um visual incrível.

Foto: Shutterstock

No extremo sul do estado de Alagoas fica a pequena cidade de Piaçabuçu, conhecida por ser o lugar onde o famoso Rio São Francisco deságua no mar. Além desse atrativo turístico, a cidade também conta com dunas espetaculares, que chegam a atingir 50 metros de altura! O período ideal para visitá-las é entre maio e setembro, quando as águas da chuva se acumulam e pequenas lagoas naturais garantem um visual incrível.

Fonte: Oba Oba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here