EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish
sexta-feira 10

de

abril

Menu

Artistas amazonenses organizam evento em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional

Instituída no ano de 1984, o Dia do Quadrinho Nacional é celebrado no dia 30 de janeiro, data referente a primeira história em quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, de autoria do cartunista Angelo Agostini, publicada em 1869. 

Em comemoração à data celebrada anualmente, o grupo Ajuri, um coletivo amazonense de produtores de quadrinhos, realiza pelo segundo ano um encontro de artistas amazonenses. Este ano o evento terá três dias, começando em 30 de janeiro (quinta-feira) e segue até o dia 1 de fevereiro (sábado).  

Durante o evento, haverá palestras, oficinas, venda de trabalhos dos artistas e apresentação de projetos a serem lançados, este ano, pelos membros do grupo. 

Leia Também: Teatro, literatura completam a programação do fim de semana em Manaus

Entres obras destacam-se as HQ ́s: Ajuricaba de Ademar Viera, Jucilandy Jr e Crystieê Santos, Trovão 2 de Luiz Andrade, No Rastro do Eldorado – Uma Biografia de Silvino Santos de Evaldo Vasconcelos e Ricardo Souza (Único artista de fora do estado, Ricardo é o ilustrados da HQ Marighella #LIVRE), Maramunhã de Evaldo Vasconcelos e Rayanne Cardoso e A Última Flecha de Emerson Medina e Romahs Mascarenhas. 

Além dos trabalhos individuais, o grupo também divulgará a coletânea Ajuri #2 com trabalhos de todos os membros do coletivo e com previsão de lançamento no segundo semestre. Entre os anúncios do Grupo Ajuri para 2020 está a o direcionamento de foco para a área de formação de novos artistas de quadrinho e profissionalização dos atuais.  

O artista Romahs Mascarenhas que já fez parte do Ajuri, estará no evento, com sua Graphic Novel A Última Flecha, trabalho que fez com o Jornalista Emerson Medina. E para aqueles que adquirirem este trabalho, além do autógrafo, ganharão de brinde uma caricatura em uma das páginas do livro como presente. 

‘’O evento é muito positivo para mostrar ao público amazonense o que está acontecendo a nível de quadrinhos na capital. Como estão evoluindo o trabalho dos quadrinistas e o quanto este trabalho não deixa a desejar para o público de fora da cidade, que são histórias bem construídas, desenho com muito apuro e boa diagramação’’, destaca Romahs. 

Dia do Quadrinho Nacional Manaus
Dia do Quadrinho Nacional Manaus (Foto: Divulgação)

O coletivo Ajuri oferecerá uma série de palestras e oficinas com profissionais brasileiros renomados, com o projeto Palavras imagens e Artífices. Que trará a Manaus profissionais como: Gidalti Jr, professor de desenho e premiado quadrinista com a obra Castanha do Pará, Rogério de Campos, editor da revista Animal e das editoras Conrad e Veneta, além de Wagner Willian, autor de Lobisomem Sem Barba e Silvestre entre outros artistas e profissionais do mercado editorial.  

Todos os artistas confirmados até o momento são ganhadores do Prêmio Jabuti, maior premiação do mercado editorial brasileiro. O projeto Palavras, Imagens e Artífices será gratuito e ainda não tem data de realização confirmada. 

A 2ª edição do Dia do Quadrinho Nacional Manaus, acontece de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, na Banca do Largo, ao lado do Teatro Amazonas. Nos horários de 18h30 às 21h30 (quinta e sexta) e sábado das 16h30 às 20h30.

*Com informações da assessoria

Por: Thayene Freitas

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais sobre
X