EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Essencial Tipo...Você!

segunda-feira, 22 abril, 2019

A Tendência dos cabelos cacheados

Não é de hoje que cabelo cacheado é tendência entre as mulheres, mas com o passar dos anos e com surgimento de alisamentos e escovas “milagrosas”, os cachos naturais foram se tornando cada vez mais raros.

No entanto, há alguns anos a busca por cachos voltou a ser tendência e os cabelos cacheados voltaram a serem cada vez mais vistos nas ruas e em capas de revistas.

Com o empoderamento feminino cada vez mais reproduzido, muitas mulheres começam a se aceitar, se respeitar e se entender do jeito que são.

A aceitação está em voga no mundo feminino e se depender das mulheres que vem se empoderando cada vez mais, continuará assim.

Cabelos cacheados: O poder de assumir os cachos (Foto: Demy Brasil)
Cabelos cacheados: O poder de assumir os cachos (Foto: Demy Brasil)

A ditadura do cabelo liso

Ter o cabelo liso é um estereótipo existente desde a época dos nossos avós, quando as mães passavam pente quente no cabelo das filhas para esticar e assim amarrar para poder frequentarem a escola.

Para ir ao clube, quem tinha cabelo cacheado jamais poderiam entrar na piscina, pois o cabelo iria molhar e tufar, o que era visto como “feio”.

No entanto, o século XXI trouxe a mudança disso.

Para a Ely Reis, especialista em cachos, toda mulher é dona do seu próprio padrão, “Cada mulher tem sua beleza, seu perfil, sua personalidade, cada uma tem sua história. E hoje o nosso trabalho é a conscientização da beleza natural que existe nela. Ainda que você tenha um cabelo alisado, aí por trás existe alguém que de repente você possa se encantar por ela também, e por que não se permitir?” Diz Ely, que tem ajudado muitas mulheres a passarem pela transição do cabelo alisado para o cabelo cacheado.

Cabelos cacheados: Cada mulher tem sua beleza, diz Ely Reis
Cabelos cacheados: Cada mulher tem sua beleza, diz Ely Reis

Transição

O processo de transição do cabelo alisado para o natural acontece por vários motivos, às vezes até por questões de saúde, como foi o caso da especialista, que desde os 12 anos de idade até os 22 anos foi adepta do alisamento e no seu último procedimento teve uma queimadura capilar, até então ela não era especialista em cachos.

Ely, relata que a transição muitas vezes ocorre por conta da perda dos fios, dos danos que a química traz.

“As clientes que decidiram vir para os cachos e assumir o natural nem sempre decidem isso porque é lindo, apesar de ser, mas não foi isso, elas decidiram por dor, porque seus cabelos estavam saturados de química e não tinha mais o que fazer, e assumir o seu cabelo natural era a melhor escolha” explica, Ely.

Cabelos cacheados: A importância da autoaceitação no processo de transição.
Cabelos cacheados: A importância da autoaceitação no processo de transição.

O processo de transição envolve muita psicologia, pois, existem mulheres que chegaram no nível que precisam parar com a química, mas elas não se veem e nem se aceitam.

Para Ely, esse momento de transição é necessário estar com a cabeça certa do que quer e muitas vezes essas mulheres precisam de ajuda.

“É nesse momento que a gente entra e faz um acompanhamento, e ajudamos ela a encontrar essa beleza que não vê, e quando isso acontece é grandioso, porque impacta em todas as áreas da vida dela” completa a especialista em cachos.

Cabelos cacheados: A importância da autoaceitação no processo de transição (Modelo:@roci.pankov)
Cabelos cacheados: A importância da autoaceitação no processo de transição (Modelo:@roci.pankov)

Cronograma Capilar

Na internet há várias dicas dadas por blogueiras de como fazer o cronograma capilar para quem está em transição, que seria, hidratação, reconstrução e umectação.

Ely explica que às vezes as dicas da internet não são realmente como as coisas acontecem, “Cronograma capilar não é isso, cronograma capilar é eu saber o nível de agressão que esse cabelo sofreu e eu entender de fibra capilar para que possa recuperar esse cabelo, deixando minha cliente consciente que dependendo do histórico dela podemos ter 20%, 50% ou 100% OK, mas também podemos não ter nada, porque tudo depende do histórico de químicas que o fio já sofreu.”

Cabelos cacheados: O cronograma é muito importante no transição capilar (Foto: Demy Brasil)
Cabelos cacheados: O cronograma é muito importante na transição capilar (Foto: Demy Brasil)

Big Chop

Para quem está em transição ou pretende começar, com certeza já ouviu falar no Big Chop, em português significa, grande corte, ele é uma opção para quem quer se livrar logo dos fios alisados, deixando apenas os fios naturais.

Mas para aderir esse corte não é fácil, você tem que estar preparada psicologicamente, pois, é uma mudança e tanto.

Fica mais fácil fazer o Big Chop quando se tem uma inspiração, como é o caso de várias clientes da especialista Ely, que chegam no salão com um corte em mente, o mais pedido é o da atriz Letícia Sabatella, que segue o estilo Chanel desigual.

Cabelos cacheados: O Big Chop é uma das opções para aderir mais rapidamente o cabelo natural (Foto: Demy Brasil)
Cabelos cacheados: O Big Chop é uma das opções para aderir mais rapidamente o cabelo natural (Foto: Demy Brasil)

Produtos

Anos atrás era bem escasso o mercado em relação a produtos para cabelos cacheados ou crespos, hoje em dia marcas muito conhecidas estão com linhas exclusivas para esses tipos de fios, o que ajuda bastante na transição.

Aqui em Manaus teremos novidades para as cacheadas.

Atualmente a especialista em cachos, trabalha na rede de salão Amanda Beauty, unidade Millennium shopping.

Mas como cresceu muito a procura por tratamentos para cabelos cacheados, em breve, Ely Reis em parceria com Luís Alberto, presidente da rede Amanda Beauty Center, e Fábio Costa, franqueado do espaço Amanda no Amazonas shopping, vão inaugurar o espaço Master Cachos.

Cabelos cacheados: A hora de assumir os cachos chegou! Liberte-se (Foto: Demy Brasil)
Cabelos cacheados: A hora de assumir os cachos chegou! Liberte-se (Foto: Demy Brasil)

O espaço terá uma loja afro, produtos e lavatórios específicos  para cachos e será utilizado apenas procedimentos não agressivos para o cabelo.

Quer um incentivo melhor que esse para assumir seus cachos?

Se você ainda está na dúvida em fazer a transição, vou te dar uma dica, entra no perfil da Ely no instagram que é @cachosmanausam e acompanhe o trabalho incrível dela.

Leia Também: Atraindo boas energias: Conheça as plantas com esse poder
Fonte: Assessoria de marketing (Rosely A. Bacelar)
Por: Grazi Nogueira

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando vejo a trajetória da Ely me emociono muito, estamos em um mundo de verdadeiras transformações. E mostrar o cabelo de verdade não é apenas assumir quem somos é estampar para o mundo a mudança de que não aceitamos mais ditadura de nada.
    Profissionais como ela que trabalham com o coração sempre vão nos fazer amar essa profissão linda que tantas vezes nos salva.
    Esperando a minha hora do Big Chop, estou entre dois mundos e sei que ela tbm entende. Mas mudar tem sido muitooo mais que mostrar os cachos por aí.
    Grata Ely

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.