Sono: Mitos que são prejudiciais a saúde

Mitos amplamente aceitos sobre o sono estão prejudicando nossa saúde e nosso humor, além de encurtarem nossas vidas, dizem estudos. 

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova York vasculhou a internet para encontrar as recomendações mais comuns para uma boa noite de sono. 

Sono: Mitos que são prejudiciais a saúde – Foto: Reprodução

Em um estudo publicado na revista Sleep Health, eles combinaram as recomendações com as melhores evidências científicas. Os pesquisadores esperam que a queda dos mitos do sono melhore a saúde e o bem-estar físico e mental das pessoas. 

Mas e você, é vítima de quantos deles? 

Mito 1 – Você pode conviver com menos de cinco horas de sono por dia 

Este é um mito que simplesmente não desaparece. 

Trocar horas na cama por um tempo extra no escritório não é incomum em histórias de negócios ou sucesso empresarial. No entanto, os pesquisadores afirmam que a crença de que menos de cinco horas de olhos fechados era saudável é um dos mitos mais prejudiciais à saúde. 

“Nós temos evidências extensas para mostrar que dormir cinco horas ou menos de forma constante aumenta muito o risco de graves consequências à saúde”, diz a pesquisadora Rebecca Robbins. 

Isso inclui doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, além de uma menor expectativa de vida. 

Em vez disso, ela recomenda que todos devem focar na duração de um sono consistente de sete a oito horas por noite. 

Mito 2 – Álcool antes de dormir melhora o sono 

A história da bebida relaxante é um mito, afirma a equipe, mesmo que seja um copo de vinho, um gole de uísque ou uma garrafa de cerveja. 

“Isso pode ajudá-lo a dormir, mas reduz drasticamente a qualidade do seu descanso naquela noite”, garante Robbins. 

Isso perturba especialmente o estágio de sono REM (movimento rápido dos olhos), que é importante para a memória e o aprendizado. Então, sim, você pode até ter dormido com mais facilidade, mas alguns dos benefícios do sono se perderam. 

O álcool também é um diurético, então você pode ter que lidar com uma bexiga cheia no meio da noite também. 

Mito 3 – Assistir à TV na cama ajuda você a relaxar 

Você já pensou ‘’preciso relaxar antes de dormir, então vou assistir a um pouco de TV”? Bem, essa ideia pode ser bem ruim para o seu sono. 

Robbins argumenta: “Geralmente, quando estamos assistindo à televisão, ao noticiário noturno, isso é algo que vai causar insônia ou estresse antes de dormir, quando estamos tentando desligar e relaxar.” 

Outro problema da TV – junto com smartphones e tablets – é que eles produzem luz azul, o que pode atrasar a produção do hormônio do sono, a melatonina. 

Sono: Tv e smartphones são prejudiciais ao sono – Foto: Reprodução

Mito 4 – Se você está lutando para dormir, fique na cama 

Você passou tanto tempo balançando a cabeça tentando contar todas as ovelhas da Nova Zelândia (são cerca de 28 milhões) tentando dormir, mas não deu certo. Então, o que você deve fazer depois? A resposta não é continuar tentando. 

“Começamos a associar nossa cama à insônia. Uma pessoa com o sono saudável leva cerca de 15 minutos para adormecer, mas não muito mais do que isso. 

Certifique-se de sair da cama, mudar o ambiente e fazer algo que seja irracional.” Completa Robbins 

Mito 5 – Apertar o botão soneca 

Quem nunca apertou o botão “soneca” no celular, pensando que minutos extras na cama fariam toda a diferença? Mas a equipe de pesquisa diz que, quando o alarme dispara, devemos nos levantar. 

Robbins explica: “Perceba que você estará um pouco grogue, todos nós estaremos, mas resista à tentação de soneca. Seu corpo vai voltar a dormir, mas será um sono muito leve e de baixa qualidade.” 

Desligar o despertador e levantar – Foto: Reprodução

Em vez disso, o conselho é abrir as cortinas e se expor à luz mais brilhante possível. 

Mito 6 – O ronco é sempre inofensivo 

O ronco pode ser inofensivo, mas também pode ser um sinal da apneia do sono. Isso faz com que as paredes da garganta relaxem e se estreitem durante o sono, e pode parar por instantes a respiração das pessoas. 

Sono: Ronco pode ser um sinal da apneia

As pessoas com essa condição têm maior probabilidade de desenvolver pressão alta, batimentos cardíacos irregulares e sofrer um ataque cardíaco ou um derrame. Um dos sinais de aviso é ronco alto. 

Robbins conclui: “O sono é uma das coisas mais importantes que todos podemos fazer nesta noite para melhorar nossa saúde, nosso humor, nosso bem-estar e nossa longevidade”.  

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Fonte: BBC News 

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