Brucelose Humana: Causa, sintomas e tratamentos - Foto: Reprodução

A brucelose humana é uma zoonose, doença que pode ser transmitida ao ser humano por animais terrestres e aquáticos infectados e é causada por bactérias do gênero Brucella.

Na maioria das vezes, a doença é transmitida ao homem por contato direto ou indireto com animais e seus produtos derivados que estão contaminados.

Considerada uma das zoonoses mais comuns, de ampla distribuição e significância mundial, apresenta alta prevalência em alguns países e regiões, como a América do Sul.

Doenças transmitida de animais para seres humanos. Foto: Reprodução

A doença atinge com maior frequência aos trabalhadores rurais (ex: vaqueiros, boiadeiros, vacinadores, tratadores de animais, produtores de carne, leite e queijo), veterinários, trabalhadores de frigorifico e trabalhadores de laboratórios.

Sintomas

É uma doença quer pode ter várias manifestações clínicas, como fadiga, febre, perda de ânimo, perda peso, comprometimento do sistema nervoso central, dores (de cabeça, articulares, musculares, no abdômen e nas costas).

Diagnóstico

Exames de laboratório, como o hemograma, os testes de cultura para isolamento da bactéria no sangue, na medula óssea e em outros tecidos e as provas sorológicas também são muito úteis para estabelecer o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento da brucelose humana é feito com antibióticos. Se a doença não for tratada adequadamente, pode se tornar crônica.

Por isso, assim que surgirem os primeiros sintomas é essencial procurar um médico profissional para avaliação detalhada do quadro.

Antibióticos – Foto: Reprodução

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento gratuito da brucelose humana aos estados e seus municípios.

Os medicamentos da terapia antibacteriana poderão ser receitados após avaliação médica e confirmação do diagnóstico por exames laboratoriais.

O instituto biológico de São Paulo é uma referência no estudo da Brucelose no país. Seus pesquisadores, conseguiram desenvolver um teste molecular que não só detecta a doença, em uma amostra de urina, como identificam a espécie da bactéria.

No Brasil, a doença não tem notificação obrigatória e não se tem estatísticas a respeito. O que os pesquisadores sabem é o número de 500 mil casos por ano no mundo.

O Médio veterinário Franklyn Oliveira, fez um levantamento da Brucelose nos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Autazes e constatou que 33% do gado dessas localidades estão contaminados, número considerado alto.

Franklyn Oliveira, médico veterinário / Foto: Acervo

Segundo os pesquisadores do Instituto biológico as vacinas obrigatórias para o rebanho, B19 (mais comum no Brasil), RD15 são produzidas com bactérias e são capazes de infectar os seres humanos.

Hoje, existe um protocolo de segurança para evitar acidentes e contaminações.

Somente veterinários habilitados são autorizados a vacinar o rebanho, mas na prática muitos sem habilitação, vacinam o gado e nem sabem o risco de contaminação a qual estão sendo expostos.

Mas apesar destes problemas nos seres humanos, os pesquisadores reconhecem que é importante continuar a vacinação do rebanho.

Veterinários habilitados são autorizados a vacinas o rebanho – Foto: Reprodução

O veterinário Franklyn Oliveira, alerta também para o consumo de queijo coalho, que é o queijo cru e também os considerados mais fitscomo o queijo de ricota e minas, pois o número de pessoas que os consome é grande.

E como o número alto de animais doentes, a doença pode estar circulando aqui na cidade de Manaus e o diagnóstico podem está sendo negligenciados pelos médicos.

Atenção ao consumo de queijo coalho – Foto: Reprodução

Temos que saber se estes queijos estão sendo produzidos com qualidade e se ambos passaram por inspeção veterinária. O médico veterinário recomenda que esses queijos crus, sejam assados antes do consumo e preparados de modos a eliminar as bactérias do alimento. 

E o mais importante consumir alimentos de origem animal com o selo da inspeção sanitária (SIF).  

Agora que já sabemos um pouco mais a respeito do que é a ‘’brucelose’’, fica o alerta para prevenção e os cuidados que devemos na hora de consumir alimentos derivados de animais.  

Leia mais:

Sono: 6 mitos que são prejudiciais a nossa saúde

Andar de bicicleta e seus benefícios para a saúde

Por: Thayene Freitas 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.