Andar de bicicleta e seus benefícios para a saúde. Foto: Reprodução

Andar de bicicleta é uma opção perfeita para quem quer controlar ou reduzir o peso já que há queima de gordura corporal sem comprometer as articulações.

Além de muito prazeroso, andar de bicicleta trás diversos benefícios, não só para saúde, como para o meio ambiente também.

De acordo com os profissionais da saúde, andar de bicicleta de forma regular reduz o risco de enfarte em aproximadamente 50%.

Com o exercício, o ritmo cardíaco máximo aumenta e a pressão arterial diminui.

Andar de bicicleta e suas benefícios para a saúde. Foto: Reprodução

Confira a seguir 15 benefícios de andar de bicicleta: 

  1. Andar de bicicleta é uma opção perfeita para quem quer controlar ou reduzir o peso; 

2.Pesquisas afirmam que é possível queimar cerca de 2000 calorias por semana ao andar de bicicleta todos os dias; 

3.O ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do corpo; 

4.Pedalar aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas, substâncias que causam a sensação de prazer; 

5. Pedalar exige muito oxigênio e por isso a respiração é muito exercitada. Com a frequência cardíaca maior, os pulmões recebem doses maiores de ar e com isso aguentam atividades mais intensas; 

6. Por se tratar de um esporte que não conta com os pés direto no chão, o ciclismo tem baixo impacto nas articulações; 

7. O ciclismo estimula o metabolismo, e assim faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim sejam rapidamente queimadas; 

8. Ao pedalar com frequência o nível de açúcar no sangue é equilibrado; 

9. Suar durante a pedalada elimina as toxinas do corpo com mais facilidade. Com menos substâncias tóxicas no corpo, seu funcionamento será melhor; 

10. Alivia as dores nas costas; 

11. Os fagócitos, células antibacterianas, mobilizam-se de forma imediata graças à pedalada para aniquilar bactérias e células cancerígenas; 

12. Andar de bicicleta pode fortalecer os músculos do coração, diminuir a pulsação em repouso, e ainda reduzir os níveis de gordura no sangue; 

13. Melhora a força, o equilíbrio e também a coordenação motora; 

14. Pode ser considerado uma atividade importante para a construção de resistência física; 

15. Fortalece os músculos da perna, sendo ótimo para a mobilidade de quadris e joelhos. 

Andar de bicicleta e seus benefícios para a saúde em todas as idades – Foto: Reprodução

Além de todos os benefícios para a saúde, pedalar não polui o meio ambiente e é considerado o transporte mais correto do mundo.

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Fonte: MSN-Saúde

 

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