Água e seus benefícios - Foto: Reprodução

Tomar água é uma das principais tarefas do ser humano. Afinal, esse é um dos elementos mais importantes para a boa sobrevivência de qualquer ser vivo.

Quando inserida na quantidade adequada, ela pode trazer diversos benefícios à saúde, além de trazer mais energia para o dia a dia.

O corpo humano é composto de aproximadamente 70% líquido, por isso a importância de sempre se manter hidratado e repor esses líquidos.

A água além de ajudar a hidratar, tem a função de enviar as vitaminas necessárias para o bom funcionamento de alguns órgãos, como rim, intestino, coração e pulmões.

A falta do líquido no organismo pode causar a famosa desidratação, o menor volume de sangue (causando entupimento de veias, que podem levar ao infarto), fraqueza, dor de cabeça, fadiga e até a morte (em raras exceções).

Água e seus benefícios – Foto: Reprodução

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7 Benefícios da água

  • Elimina toxinas: Beber água várias vezes ao dia é extremamente benéfica ao organismo. Ajuda a repor as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo, além de fazer uma constante limpeza nos tecidos;
  • Diminuição em dores de cabeça: Sabia que as fortes enxaquecas podem ser evitadas se o consumo de água começar a se tornar frequente? A água pode aliviar dores de cabeça naqueles que estão desidratados;
  • Pele rejuvenescida: O líquido também auxilia na reposição de vitaminas para a conservação dos seus tecidos e consequentemente da sua pele.
  • Diminuição de peso: Se está no meio de uma dieta, saiba que beber água é essencial para a conquista do seu resultado, porque ela faz com que o seu organismo funcione de forma mais rápida. Logo, acaba fazendo o corpo gastar mais energia e o emagrecimento acontecendo de forma saudável. Além disso, beber água meia hora antes das refeições também é eficaz. Isso pode fazer você se sentir mais cheio, para que você coma menos calorias;
  • Evita a formação de pedras nos rins: A maior ingestão de líquidos aumenta o volume de urina passando pelos rins, o que dilui a concentração de minerais, por isso eles são menos propensos a cristalizar e formar aglomerados;
  • Melhora o trânsito intestinal: A água irá “dissolver” as fibras consumidas na alimentação, fazendo com que o bolo fecal aumente e fique com uma consistência mais fácil de ser evacuado;
  • Facilita o raciocínio durante os estudos: uma pesquisa feita com 447 alunos de psicologia da Universidade de East London fez um experimento para comprovar essa tese. Durante a aplicação de uma prova, foi mapeado quais eram os alunos que tinham garrafa de água e 25% dos que carregaram água consigo obtiveram melhores desempenhos. O estudo também levou em consideração o histórico escolar.

Quantidade ideal de água

Escutamos por toda a vida muitos especialistas dizerem que a quantidade ideal para se beber água por dia é a de no mínimo 2 litros. Sim, essa é a quantidade mínima, mas você sabia que pode não ser a ideal?

O cálculo para saber o quanto de água você precisa tomar por dia é bem simples. Basta colocar em uma calculadora o seu peso ideal e multiplica-lo por 0,03. Desta forma, você saberá com exatidão o tanto de água que é ideal inserir ao dia para o bom funcionamento do corpo.

Por exemplo: Seguindo a fórmula acima, uma pessoa de 70 kg precisa ingerir por dia 2 litros de água. Já uma pessoa com 150 kg, precisa de 4,5 litros ao dia.

Posso tomar água com gás?

Sim, apesar da efervescência enganar, pesquisas do American Journal of Clinical Nutricional já compararam a água com gás com a normal e a com gás não possuem diferenças algumas do ponto de vista de hidratação.

Como criar o hábito de beber água

Apesar deste ser um hábito que precisa ser desenvolvido desde sempre na vida das pessoas, separamos algumas dicas para ajudar o seu dia a dia a ser mais saudável e o consumo de água aumentar:

  • Coma frutas com líquido: Uma das formas de ingerir a quantidade certa de água por dia pode ser através das frutas. Além de estar comendo coisas saudáveis, você estará bebendo líquido com vitaminas essenciais. Dê preferência para abacaxi, uva, maçã, pera e melancia.
Melancia – Foto: Reprodução
  • Beba chá: O chá possui a mesma função das frutas. Ao invés de beber dois litros direto de água se não possui o costume, essa é uma boa alternativa para desenvolver o hábito. Mas o chá tem que ser sem açúcar e, preferencialmente, natural, viu?
  • Garrafa de água: Tenha em mãos sempre uma garrafa de água, principalmente no serviço. Leve-a consigo sempre que for sair assim você verá que aos poucos o hábito já estará inserido em sua rotina sem maiores dificuldades.

Pode parecer difícil no começo, mas após adquirir o hábito de tomar bastante água durante o dia, você perceberá inúmeros benefícios na sua saúde. Vale a pena tentar!

Fonte: Quero Viver Bem

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