Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Como é Uma Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos

Publicado em

É importante entendermos o funcionamento da instituição que vai tratar do dependente, o que é oferecido e como age o tratamento.

A clínica de reabilitação vai agir como um espaço dedicado à reabilitação e abstinência do dependente, oferecendo o suporte necessário para o dependente retomar o controle da sua vida e esteja pronto para a reinserção em sociedade.

Todo esse processo é complexo e depende também do apoio familiar e da dedicação do próprio sujeito para uma recuperação adequada.

Como é uma clínica de reabilitação para dependentes químicos

Continua depois da publicidade

A clínica de reabilitação com foco em prestar suporte ao dependente durante os momentos de crise e realizar não só um afastamento físico das substâncias que o prendiam, bem como desprender a mente do pensamento que o fazia consumir.

Tendo como um objetivo principal oferecer novos propósitos aos dependentes e permitir que eles descubram suas próprias limitações, procurado devolver a autonomia para que eles tenham mais consciência de suas ações e fugirem de situações danosas.

Diante disso o tratamento é focado na prevenção de recaídas e manutenção do estado de sobriedade de cada um.

Tipos de tratamentos oferecidos

Os tratamentos das clínicas de reabilitação são diferentes entre si, possuem similaridades, mas cada uma das clínicas possui e utiliza modelos de tratamentos diferentes e focados em aspectos diversos.

Para tal precisamos escolher um modelo específico para demonstrar esse processo de tratamento e para isso vamos adotar o Grupo Recanto como referência.

No Grupo Recanto o tratamento é organizado num tripé que fundamenta os processos, sendo esse tripé composto pelo aconselhamento biopsicossocial, Terapia Racional Emotiva (TRE) e o programa de doze passos.

O primeiro passo após a recepção e acolhimento vem o aconselhamento biopsicossocial, que consiste em uma abordagem mais humanizada e individual de cada dependente, baseado nos padrões científicos, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

A TRE procura elaborar a consciência do sujeito, refletindo sobre o presente e o real, buscando ressignificar as crenças que geram os pensamentos disfuncionais que levaram à falha.

O programa dos doze passos foi originalmente criado pelos membros fundadores do grupo de apoio dos Alcoólicos Anônimos, e no processo de tratamento é usado para que o indivíduo reconheça sua impotência perante a droga que abusava, fazendo o resgate de crenças e valores através da busca da espiritualidade.

Internação involuntária vs. Voluntária

A internação voluntária ocorre quando o sujeito ou sua família com seu consentimento procuram o tratamento, onde a pessoa de livre e espontânea vontade se entrega ao tratamento porque reconhece que precisa.

Imagem: Reprodução

O tratamento involuntário é solicitado a partir de terceiros, no caso familiares e amigos da pessoa, pois a mesma não reconhece o estado em que se encontra, todavia faz-se necessário um laudo médico que comprove a necessidade da internação para que possa ser realizado sem a aceitação do mesmo.

Qual a rotina do dependente que está em tratamento?

Rotina é uma palavra que para muitos dependentes em uso é uma ideia rejeitada, pois para eles a sua rotina se restringe a droga e seus entornos.

Para a maioria das pessoas a rotina é acordar, comer, sair para o trabalho ou escola, almoçar, voltar a seus afazeres, chegar em casa, comer e dormir, se repetindo num ciclo com pequenas alternâncias.

A rotina é tudo aquilo que repetimos numa certa constância e que se altera pouco durante o tempo, no Grupo Recanto há o esforço de devolver a noção de rotina saudável, através da introdução de um misto de atividades a serem cumpridas.

Na prática, a construção fica assim: acordar, café da manhã, praticar a espiritualidade, laborterapia, atividade terapêutica, almoço, sonoterapia, prática de esportes e atividades de lazer, retorno da atividade terapêutica, jantar, lazer livre, dormir.

A construção de uma rotina saudável só se adquire com o tempo, nessa rotina se acorda cedo e dorme-se cedo para estar pronto para o outro dia, mas sempre com dinamismo.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tratamento no Grupo Recanto tem um período total de 180 dias ou 6 meses, de acordo com nossa experiência de 12 anos no mercado, entendemos que esse é um tempo necessário para o paciente atingir e passar por todas as fases.

Que são: a abstinência, pré contemplação, contemplação, preparação e recuperação.

Como escolher a melhor clínica psiquiátrica para o dependente químico?

Essa escolha só pode ser feita com conhecimento, e para isso é necessário pesquisar e procurar sobre as clínicas psiquiátricas que disponibilizam esse tipo de tratamento, quais seus métodos, que serviços são disponibilizados para os pacientes e para a família.

Imagem: Reprodução

Procure bastantes e foque nesses pontos acima e em quaisquer outros que venham a ser relevantes para você, tenha atitude crítica diante do oferecido e procure ligar e dialogar com os profissionais que lá trabalham a respeito de qualquer dúvida que tenha, para que assim você entenda como funciona o tratamento.

Drogas que causam a dependência e tratamento indicado

Não são poucas as drogas que causam dependência química, dentre elas podemos destacar heroína, nicotina, álcool, calmantes, crack, cocaína, maconha.

A dependência é analisada por uma série de fatores, dentre eles a tolerância do dependente, a abstinência, a utilização cada vez mais intensa de substâncias, vontade de parar sem sucesso e comportamento alterado.

Imagem: Reprodução

São todos esses fatores considerados para uma possível busca de tratamento, o mais indicado é a internação em clínicas terapêuticas.

Conclusão

Nesse breve artigo, foi possível observar a funcionalidade e funcionamento de uma clínica para dependentes químicos, e resolver algumas dúvidas.

Por isso, a questão seria qual o melhor tipo de tratamento e onde ser realizado, e dentro do que foi exposto, considero que atende ao objetivo, e para maior conhecimento do tema, busque pelo blog do Grupo Recanto.

*Com informação da assessoria

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em