Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

As praias mais vazias no Brasil para aproveitar o verão sem aglomeração

Opções pelo litoral têm poucas pessoas e belas paisagens

Publicado em

O primeiro verão na pandemia a gente nunca esquece. É usar máscara e manter distanciamento social mesmo com o calor. Mas dá para buscar destinos para curtir com segurança.

Como ir à praia é um dos programas favoritos nesta época do ano no Brasil,  elas não costumam ficar vazias. No entanto, com seu vasto litoral, o país ainda reserva  opções de faixas de areia mais tranquilas, em que o manter o isolamento não é problema.

Confira algumas praias isoladas (mesmo!) e ainda pouco conhecidas por aqui.

1. Atins, no Maranhão

Continua depois da publicidade

A praia paradisíaca no Maranhão está localizada na foz do Rio Preguiças, onde se encontra com o Oceano Atlântico.

 Praia do Atins, no MaranhãoFoto: Reprodução

A pequena vila de pescadores é rodeada de praias, dunas e lagoas de águas cristalinas que se formam durante o período chuvoso.

Apesar de ser considerada a porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é tida como a versão mais rústica do famoso ponto turístico do estado. O acesso até lá é por 4×4 ou de barco, ambos a partir da cidade de Barreirinhas.

2. Baleia, Ceará

Praia da Baleia, Ceará – Foto: Divulgação/Turismo do Ceará

Localizada no município de Itapipoca, a cerca de 180km de Fortaleza, o acesso até a praia é simples, pela rodovia CE-085, saindo da capital.

O lugar tem um pequeno vilarejo de pescadores com  alguns serviços, desde restaurantes até passeios de jangada. A extensa faixa de areia de 4km garante o isolamento social.

3. Praia do Cedro, Ubatuba

O acesso não é tão simples, e talvez por isso mesmo esta praia se mantenha mais vazia, mesmo com a agitação de Ubatuba.

Praia do Cedro, Ubatuba – Foto: Reprodução

A partir do final da Praia Vermelha, é preciso atravessar uma estrada de chão batido e depois uma trilha leve, a pé, de cerca de 20 minutos para chegar, mas a paisagem compensa. Cercada pela Mata Atlântica, este cantinho de mar cor de esmeralda e transparente não decepciona.

4. Praia de Galinhos, RN

Localizado a cerca de 170km de Natal, o vilarejo de Galinhos chegou a ser cogitado como o novo point do verão ano passado, mas a pandemia impediu que turistas chegassem em grande quantidade.

Praia de Galinhos, RN – Foto: Reprodução

Com a necessidade de isolamento, o local se tornou destino ideal para curtir a praia, cercada de dunas. O acesso é por barco, a partir do Porto de Pratagil, a cerca de duas horas da capital.

5. Praia do Bonete, Ilhabela (SP)

O acesso para esta praia de Ilhabela é através de uma trilha mais aventureira: são 4km ou de barco.

Praia do Bonete – Foto: Reprodução

O caminho  leva a uma faixa de areia de 800m, repleta pelo verde da Mata Atlântica e águas cristalinas. Para completar, um rio desemboca no canto da praia e garante  banhos mais tranquilos.

6. Praia da Engenhoca, Itacaré (BA)

A praia baiana não foge ao cenário paradisíaco que todos lembram do estado: águas transparentes, areia branca e coqueiro, mas o mar aqui é mais agitado, o que atrai surfistas de todo o Brasil.

Praia da Engenhoca, Itacaré (BA) – Foto: Reprodução

Mas não se preocupe: um riacho desemboca no cantinho, formando uma piscina de água doce. A trilha de acesso ao local é a partir do km 12 da estrada que liga Itacaré a Ilhéus, em uma caminhada de 20 minutos.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em