Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Como você lida com as suas emoções?

Publicado em

Emoções se manifestam visivelmente através da nossa fisiologia, tom de voz, comportamentos etc.

Não tem como você negar que está triste, alegre, ansioso, com medo, raiva, estressado, eufórico, tranquilo e calmo. Antes mesmo de verbalizar uma única palavra, seu corpo demonstra, respondendo ou reagindo a algum estímulo exterior ou interior.

Esta resposta ou reação do corpo, tem origem na amígdala cortical, que também funciona como um depósito de todo aprendizado emocional, sendo especialista em questões emocionais.

Continua depois da publicidade

Foto: Reprodução

Joseph Ledoux, neurocientista do Centro de Ciência Neural da Universidade de Nova York, foi o primeiro a descobrir o importante papel que a amígdala cortical desempenha no cérebro emocional, também conhecido como sistema límbico.

Leia também: Conquistando minha liberdade!

Fato que somos seres emocionais e que agimos e reagimos motivados pelas emoções.

Como gerenciar as minhas emoções, para evitar que eu leve uma vida comandada pelas emoções, agindo ou reagindo, muitas vezes, impulsivamente, descontroladamente?

Foto: Reprodução

Você percebe, no momento que um emoção se manifesta, como você responde a ela? Nota que você pode responder, e não reagir.

Para isso é necessário que você se conheça, é necessário conhecer suas emoções, senti-las, estando presentes e alertas. Isso faz a diferença, porque conhecendo e sentindo as emoções, e não simplesmente reagindo a elas, você escolhe as respostas.

Bem-vindo ao Autoconhecimento, auto observância, em profundidade, com clareza, a você e suas emoções.

Você conhece a Lei da Vibração, mais conhecida como lei da atração?

Somos uma estrutura molecular composta de pura energia vibrando a uma velocidade incrível. Nós somos as únicas criaturas capazes de alterar a nossa vibração alterando as nossas emoções.

Para compreendermos melhor, somos seres 100% emocionais porque as nossas emoções controlam a nossa vibração e a nossa vibração controla tudo aquilo que acontece pois atraímos para nós tudo aquilo que estamos vibrando na mesma frequência.

Foto: Reprodução

Desta forma, nossas emoções irão determinar tudo que irá acontecer nas nossas vidas.

Segundo o Dr. Hawkins, emoções pesadas como medo, raiva ou vergonha, vibram em frequências baixas, enquanto as sensações como amor, alegria e paz vibram em frequências altas e são elevadoras.

Pode acreditar, governar as suas emoções irá lhe garantir uma vida longa e feliz, se é isso que você deseja.

Emoções negativas, como raiva e frustração, geram ondas eletromagnéticas totalmente caóticas ao coração, como se estivéssemos pisando no acelerador e no freio simultaneamente, provocando o que é chamado de “incoerência cardíaca”, ligado a doença cardíaca, envelhecimento precoce, câncer e morte prematura.

Em estados de amor ou gratidão, nosso batimento cardíaco torna-se “coerente”. Isso diminui a secreção dos hormônios do estresse, reduz a depressão, hipertensão e insônia, melhora o sistema imunológico e aumenta a clareza mental. Essa é uma das razões pelas quais tem sido provado que as emoções positivas estão associadas à boa saúde física, metal e a longevidade.

Foto: Reprodução

Governe suas emoções para que a verdadeira felicidade habite o seu Ser e a sua existência e convivência neste planeta, seja harmoniosa, plena, completa.
Uma excepcional semana a todos !!!

Por: José Eduardo Tófoli

Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado pela PUC de Curitiba e FGV de Porto Alegre e Florianópolis. Formado também em Master Practitioner pelo INEHX, Coaching pelo IBC e Treinador Comportamental pelo IFT.

12 COMENTÁRIOS

  1. Caro Amigo Zé, quanto aprendizado vc traz à luz de nosso aprendizado. Não podemos permitir que as emoções derrote nossa inteligência. Alto controle é Força, manter a calma é poder. Gratidão pelos ensinamentos.

  2. Tófoli boa tarde!

    Esta matéria tem muito a ver com o momento que estou vivendo, e lhe confesso que não tenho me dado muito bem com minhas emoções!

    Muito boa matéria, parabéns!

  3. Buenas herói!
    Governar nossas emoções é uma arte semelhante a algumas artes marciais que utilizam a força do oponente contra ele mesmo.
    No caso das emoções, temos que estar muito alertas e presentes porque na maioria das vezes agimos por reação. Por reação nem sempre canalizamos a energia provocada pela emoção, para o sentimento ou comportamento adequados.
    De fato requer muita prática.
    A meditação tem me ajudado muito neste sentido. Muitas pessoas acham que meditar é estar em conexão com a natureza. Meditar é acalmar a mente e o corpo e silenciar numa profunda conexão consigo mesmo.
    Entenda que tudo que vem, tem algo a nos ensinar.
    Que sua noite de sexta seja abençoada e o fim de semana excepcional. 🙏✨

  4. Boa Noite,
    Excelente texto,faz agente refletir mesmo que precisávamos ter um controle nas nossas emoções e saber controlar, e muitas vezes não sabemos e agirmos por impulso.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X