Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Blockchain pode se tornar arma contra corrupção no Brasil

Publicado em

O conceito disruptivo é apontado como uma das 10 tendências tecnológicas para 2018. O blockchain promete transformar muita coisa em um futuro bastante breve; de negócios a mudança cultural, começando agora!

Quem vive o mundo das criptomoedas, como o Bitcoin, certamente sabe do que se trata. Para aqueles que nunca ouviram falar, pode até soar complicado, mas os resultados prometidos são surpreendentes.

O blockchain foi criado para registrar, verificar e validar operações online. Essa “cadeia de blocos” pode ser encarada como uma espécie de “livro de contabilidade” virtual em que cada operação digital fica gravada.

Continua depois da publicidade

Leia também: LG Rollable: Smartphone ‘enrolável’ será mais caro que dobráveis

Quando uma movimentação é realizada como, por exemplo, uma transferência de Bitcoins, aquela operação é colocada em conjunto com outras feitas naquele mesmo momento, criando assim um bloco de operações. Esses blocos são então apresentados a diversos nós.

Esse nós são computadores conectados à rede com a tarefa única de aprovar, validas e repassar transações. Desta forma, o registro é validado de forma inalterável e transparente.

Com quase 10 anos desde sua criação, já bastante maduro, o Blockchain apresenta agora potencial para assumir aplicações além das relacionadas às moedas virtuais.

No Brasil, diversas indústrias já estão engajadas com a tecnologia – algumas mais ativas que outras, é verdade. Mas os bancos, fintechs, saúde, a indústria agro, de energia e até o varejo estudam aplicações do conceito blockchain em suas operações.

Tanto no Brasil como em toda América Latina, o momento ainda é inicial – são os primeiros passos dessa expansão.

Mas, uma vez que o Blockchain se mostrar eficiente em diferentes negócios, deve então se formar uma rede neural conectando essas diferentes aplicações da tecnologia e transformando o que, no início serviu apenas como infraestrutura de moeda digital, em uma verdadeira plataforma de transformação digital. Claro, nada disso vai acontecer do dia para a noite.

Talvez a gente esteja indo um pouco longe demais. Mas se pensarmos em uma tecnologia que garante transparência, segurança e confiança. Será que não seria o sonho de, finalmente, resolver o câncer do Brasil; a corrupção?!…

Por: Olhar Digital

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em