Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Android 12 terá novo design do modo de tela dividida

Publicado em

De acordo com o 9to5 Google, o modo multi janelas (ou tela dividida) receberá um grande redesign no Android 12, tornando-se mais intuitivo e prático.

Chamada de “App Pairs”, a funcionalidade supostamente organizará dois aplicativos selecionados pelo usuário em pares, que serão interpretados pelo sistema como uma única tarefa.

O recurso já está presente no sistema operacional da Google há algum tempo, mas é pouco conhecido devido ao seu acesso e uso pouco intuitivos. Atualmente, para utilizar o modo de tela dividida no Android 11 é necessário abrir um dos aplicativos desejados e, em seguida, selecionar seu “par” na interface de “aplicativos usados recentemente” pela opção disponível ao tocar em seu ícone.

Continua depois da publicidade

Leia também: LG realmente está pensando em abandonar mercado de celulares em 2021

Contudo, a suposta atualização do recurso pode torná-lo mais interessante e útil no uso cotidiano. Ao interpretar o conjunto como uma única tarefa, o “App Pairs” permitirá que o usuário alterne facilmente entre os dois aplicativos, sendo possível acessar outras tarefas e retornar ao par sem dificuldades.

Para melhor ilustrar o recurso, o 9to5 Google desenvolveu uma pequena demonstração de como seria seu funcionamento.

Imagem meramente ilustrativa do recurso "App Pairs", segundo o site 9to5 Google. (Fonte: 9to5 Google / Reprodução)
Imagem meramente ilustrativa do recurso “App Pairs”, segundo o site 9to5 Google. Imagem: 9to5 Google / Reprodução

A novidade pode não parecer uma surpresa para alguns usuários dos celulares da Samsung e não é por mera coincidência.

Um recurso de mesmo nome já está disponível nas linhas Galaxy e é similar à funcionalidade apresentada pela Google, com a maior diferença entre elas sendo a forma como são interpretadas.

Na interface One UI, proprietária da sul-coreana, “App Pairs” é apenas um atalho de acesso rápido para um conjunto de dois aplicativos, entendidos como duas tarefas simultâneas — ao contrário da proposta da Google, que visa “integrá-las”.

Segundo a 9to5Google, a novidade ainda está em desenvolvimento e pode dar as caras nas próximas versões de teste do Android 12, com previsão de chegada para o mês de fevereiro.

Por: TecMundo

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em