Priorize-se: Foto Reprodução
Priorize-se: Foto Reprodução

Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não! Não! Não! Não!
(Música “Tente outra vez”, de Raul Seixas, em 1975)

Olá leitores e leitoras, como está a sua evolução de cada dia? Esta semana, nossa conversa é sobre uma melhor priorização de suas atividades em sintonia com suas realizações. Vamos lá?

A priori, como está a sua vida atual? Planeja suas atividades em ordem de relevância pessoal? Ou começa cada manhã sempre no piloto automático, deixando a vida te levar? Está fazendo algo todo dia em busca da sua realização? Ou diz não ter tempo para correr atrás dos seus sonhos?

Para começar, vamos entender melhor algumas palavras-chave para um planejamento realizável.  Para alcançar uma meta, por exemplo, devemos realizar um conjunto de ações diárias, conscientes de que esses afazeres estão nos levando em direção ao objetivo definido. Estudar uma hora por dia um idioma ou praticar esportes diariamente são algumas ações que o fazem se aproximar de falar uma segunda língua com fluência e manter uma boa forma física.

Já quando você define fazer algo com base apenas no querer sem se esforçar, esse fazer acaba tornando-se uma tarefa secundária, circunstancial ou até mesmo irrelevante e despretensiosa. No fundo, você gostaria de realizar, mas desiste na fase inicial da jornada, quando percebe que o objetivo exige uma série de esforços e comprometimento contínuo.

Priorize-se: Foto Reprodução
Priorize-se: Foto Reprodução

E aí entra uma importante distinção: comprometimento é bem mais que cumprimento. Este limita-se ao simples ato de cumprir uma tarefa de forma compulsória (tem de ser feito mesmo), enquanto comprometimento é a busca engajada por aquilo que você se propôs a realizar, algo que faz porque sabe que vai lhe trazer gratificação, seja pessoal, emocional, espiritual, familiar, financeira etc.

Sabemos que a vida é mesmo bem corrida, diante das oito ou até mesmo dez horas (para alguns) de trabalho diário, entre tarefas, afazeres, reuniões etc. Daí você pode me dizer: “viu, você está vendo que meus sonhos são sufocados pelo meu cansaço”.

Mas se eu te disser que você pode e deve definir sua prioridade diária (isso mesmo, nem que seja apenas uma para começar!) para sair desse automático e fazer seu objetivo ter mais foco e ganhar mais vida?

A partir da visão panorâmica da sua rotina diária (uma análise criteriosa do você que faz e não faz), é possível estabelecer metas alcançáveis para obter o que se propôs. Aliás, foco é o que define com clareza o que você quer e o que vai fazer para conseguir realizar seu desejo.

Priorize-se: Foto Reprodução
Priorize-se: Foto Reprodução

Para isso, entenda seu estágio atual, anote onde você deixa o tempo passar durante o dia ou mesmo à noite. Busque seu autoconhecimento, pratique meditação, abra espaço para ouvir você mesmo e reforce aquilo que realmente deseja.

Então, vai começar a se entender mais e melhor, vai começar a planejar o dia seguinte, otimizando tempo e recursos (conheço algumas pessoas que praticam atividade física no intervalo do almoço, já que não dispõem de outro tempo).

Colocando dedicação e disciplina, seus projetos de vida começarão a ganhar força e se incorporarem no seu dia a dia.  Então, logo chegará um momento em que vai estar completamente comprometido, chegando mesmo até a revisar periodicamente seu cronograma de ações, checando onde precisa fazer ajustes.

Você não definirá mais seu objetivo, pois é o seu objetivo que está definindo suas ações! Chegou ao grande insight. Você se priorizou!

Priorize-se: Foto Reprodução
Priorize-se: Foto Reprodução

Exercitar nossa capacidade de filtrar o que nos faz crescer do que é inútil ao nosso crescimento nos faz entender que o tempo é o mesmo para todo mundo e que o foco é o ponto crítico para mapearmos o processo de nossas realizações.

Grande abraço e até nossa próxima conversa!

Leia Também: Quanto vale fazer sua vida valer a pena?

Por: Ilhams Sérgio
Jornalista com MBA em Coaching e pós graduação em Design & Mercado, autor do livro “Acerte a Loteria da Sua Vida” (Editora Viseu, 2018, 66 páginas)

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.