Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Três sistemas de tempestade separados ameaçam Texas, Havaí e Caribe

Publicado em

Três sistemas de tempestade separados ameaçam Texas, Havaí e Caribe neste fim de semana.

Os furacões Hanna – no Golfo do México– e Douglas – no Oceano Pacífico, além da tempestade tropical Gonzalo, no Atlântico. Saiba mais sobre eles:

Furacão Hanna

Segundo a CNN o Hanna se fortaleceu, virou um furacão de categoria 1 na manhã deste sábado (25) e deve chegar ao sul do Texas no final do dia.

Continua depois da publicidade

É o primeiro furacão da temporada no Atlântico e apresentava ventos de 120 km/h e seu centro estava a cerca de 160 quilômetros a leste da cidade texana de Corpus Christi.

A previsão é que o fenômeno chegue ao litoral do Texas – provavelmente entre as cidades de Corpus Christi e Brownsville. Já na tarde ou no início da noite, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos EUA.

É possível que o Hanna ganhe mais força antes de tocar o continente. Um aviso de furacão está em vigor entre Port Mansfield e Mesquite Bay.

E um alerta de tempestade – que indica uma ameaça vinda da costa – está em vigor de Port Mansfield a Sargent.

São esperadas chuvas fortes no sul do Texas e nos estados mexicanos de Coahuila, Nuevo Leon e Tamaulipas até domingo à noite.

A costa do Texas e da Louisiana também serão atingidas pelas chuva.

Um furacão no Atlântico nesta época do ano está um pouco adiantado em relação ao registrado nos últimos anos.

O primeiro furacão do Atlântico normalmente não se forma até a segunda semana de agosto.

Leia também: Fortes chuvas causam alagamentos e danos em Milão

Dessa forma, o Hanna está prestes a se tornar o primeiro furacão a atingir o Texas no mês de julho desde o furacão Dolly em 2008.

Os Três sistemas de tempestade devem levar muita chuva para as regiões neste fim de semana.

Furacão Douglas

O segundo dos três sistemas de tempestade é o furacão Douglas se aproxima do Havaí, mas deve perder força antes de chegar às ilhas neste fim de semana.

Douglas atingiu o pico de uma tempestade de categoria 4 no início da sexta-feira (24) e agora é uma grande tempestade de categoria 3 com ventos de 185 km/h.

Por outro lado espera-se que o enfraquecimento constante continue nas próximas 36 horas à medida que se aproxima do Havaí

“Os modelos de tendências indicam uma mudança para o norte no caminho do furacão”.

“Independentemente da trilha exata e se tocará ou não o território, impactos severos ainda são esperados nas ilhas, pois as ameaças se estendem para longe do centro das tempestades”, disse o meteorologista da CNN Derek Van Dam.

“Os ventos das forças de furacão se estendem a 40 km do centro e os ventos das tempestades tropicais se estendem por até 105 km, o que significa que não precisa tocar o solo para ter sérias conseqüências.”

Quando o furacão Douglas chegar à cadeia da ilha no sábado à noite ou no domingo de manhã, provavelmente será de categoria 1 ou uma forte tempestade tropical, disseram os meteorologistas.

Um estado de observação para furacões está em vigor em todo o Havaí, exceto na ilha de Kaua’i.

Douglas trará a ameaça de inundações repentinas e deslizamentos de terra, juntamente com ventos fortes dessa forma podendo causar falta de energia e ondas com potencial de danos.

Tempestade Tropical Gonzalo

Por fim o terceiro dos três sistemas é a tempestade tropical Gonzalo deve passar pelas ilhas Windward, arquipélago ao Sul dos EUA.

Trazendo grande quantidade de chuvas e ventos fortes para as ilhas.

Ele não deve impactar as Ilhas Windward como uma forte tempestade tropical ou furacão de Categoria 1, mas como uma tempestade tropical mais fraca.

“As condições da tempestade tropical Gonzalo têm sido menos do que ideais para sua continuidade. Embora os ventos fortes e os fortes aguaceiros afetem hoje as ilhas, a tempestade está enfrentando o ar seco desde o seu início. Uma vez que passa pelas ilhas e entrar no Caribe , devemos ver seu eventual desaparecimento “, disse Van Dam.

Gonzalo deve enfraquecer e se dissipar no início da próxima semana, enquanto se desloca pelo sul do Caribe.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X