Para esclarecer sobre os principais cuidados para manter a saúde dos que usam a voz como instrumento de trabalho, tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) um projeto de lei que insere no calendário de eventos de Manaus o “Dia Municipal dos Cuidados com a Voz”. O projeto é de autoria de vereadora professora Therezinha Ruiz e foi protocolado na manhã desta segunda-feira (11).

De acordo com o texto da proposta, a data deve ser comemorada será no dia 16 de abril, dia em que já se comemora internacionalmente e nacionalmente o dia da voz. “O dia vai promover e conscientizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças como de uma simples rouquidão até mesmo a um câncer de laringe”, relata a vereadora.

O projeto de lei diz que “o Dia Municipal dos Cuidados com a Voz visa garantir que a campanha ocorra anualmente, beneficiando a saúde vocal no Município de Manaus, impulsionando órgãos públicos a aderirem à campanha. É inquestionável a importância da voz no processo da comunicação humana, sobretudo, para os profissionais ligados diretamente a áreas como a da política, educação, justiça, arte, religião, jornalismo, radio telecomunicações e marketing”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here