24.5 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 23, 2019

Prefeitura divulga nota de pesar pelo falecimento de Oscarino Farias Varjão

A Prefeitura de Manaus, em nome do prefeito Arthur Virgílio Neto e da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamenta o falecimento do artista Oscarino Farias Varjão, 81, e solidariza-se, neste momento de dor, com familiares e amigos do ventríloquo.

O prefeito Arthur Virgílio Neto ressaltou que Manaus e o Amazonas perderam um de seus grandes talentos, dono de humor puro, simples e crítico, que traduzia em sua arte os costumes e valores da terra.

Nascido no Paraná do Xiborena, Rio Solimões, Amazonas, em maio de 1937, Oscarino Farias Varjão começou a carreira de ventríloquo em 1953, com o boneco Chiquinho, em Manaus. Em 1957, aos vinte anos de idade, criou o boneco Peteleco. Em 2016,  Oscarino & Peteleco foram declarados Patrimônio Cultural Imaterial de Manaus.

Reconhecido como um dos grandes mestres de sua arte, principalmente pela habilidade de se expressar sem mexer a boca, Oscarino chegou a se apresentar em programa de TV nacional, no ano 2000.

O artista enfrentava um câncer e faleceu no Hospital 28 de Agosto, depois de três dias internado, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.