Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Parte de talude de mina da Vale se desprende em Barão de Cocais

Publicado em

Parte de uma das paredes (talude norte) da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, se desprendeu nesta sexta-feira (31).

A Barragem Sul Superior, a 1,5 km da mina, não foi afetada, segundo a Vale.

“A Vale informa que identificou ao longo da madrugada desta sexta-feira, 31/5, o desprendimento de fragmentos do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG). As primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, o que até o momento corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências”, diz a nota da mineradora.

Continua depois da publicidade

A princípio, a mineradora, Defesa Civil e Agência Nacional de Mineração temiam que a constante movimentação do talude provocaria a sua queda de forma brusca.

Segundo a mineradora, a barragem Sul Superior, a 1,5 km da mina, não foi afetada. (Foto: Reprodução)
Segundo a mineradora, a barragem Sul Superior, a 1,5 km da mina, não foi afetada. (Foto: Reprodução)

Em um cenário mais grave, a vibração do colapso poderia causar o rompimento da Barragem Sul Superior.

De acordo com o tenente-coronel, Flávio Godinho, da Defesa Civil, desprendimento de parte da parede aconteceu por volta das 5h. O local continua sendo monitorado.

Cerca de 500 moradores da área mais próxima da mina, chamada de zona de autossalvamento, já estavam fora de casa desde fevereiro.

As mais de 6 mil pessoas que vivem na zona secundária de segurança, a cerca de 15 km do talude, só devem deixar suas casas se a barragem se romper.

Leia Também: Incêndio atinge empresa de reciclagem em Aparecida de Goiânia
Fonte: G1
Categoria

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X