Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Morre Martha Rocha, a primeira Miss Brasil, aos 87 anos

Publicado em

Primeira mulher eleita Miss Brasil, Martha Rocha morreu no último sábado (4), aos 87 anos, em Niterói, no Rio de Janeiro. Segundo um ex-assessor da miss, próximo à família, a causa da morte foi uma crise de insuficiência respiratória seguida de infarto.

Maria Martha Hacker Rocha foi eleita a primeira Miss Brasil em junho de 1954, aos 18 anos, quando o concurso passou a ser realizado oficialmente.

No concurso de Miss Universo, alcançou a vice-liderança. Uma boato famoso em torno da colocação no concurso dizia que a baiana teria perdido o título para a candidata dos Estados Unidos por apenas “duas polegadas” do quadril. A própria Martha Rocha desmentiu a história anos depois.

Continua depois da publicidade

Leia também: Com covid-19, avó de Michelle Bolsonaro é transferida para UTI

Depois de casar-se muito nova com o banqueiro Álvaro Piano, numa festa para 3 mil pessoas que virou notícia em todo o país, Martha mudou-se com o marido para a Argentina e teve dois filhos num intervalo de menos de um ano.

Piano morreu após apenas três anos de casados, num acidente de avião.

Traumatizada, a miss voltou para a Bahia de navio e casou-se pela segunda vez, aos 23 anos, com seu último marido, o carioca Ronaldo Xavier de Lima. Com ele, teve sua filha caçula.

Últimos anos

Após descobrir um câncer de mama, Martha  passou os últimos anos da vida em uma casa de repouso no município de Volta Redonda (RJ), para ficar próxima do filho agrônomo.

“É muito triste, mas a Martha foi como queria: sem ninguém olhando para ela e, acima de tudo, sem sofrer e sem estar internada num hospital”, disse Tereza Piano, nora da miss.

No fim da vida, ela permanecia chamando a atenção por onde passava, conforme conta o ex-assessor Gustavo França.

“Ela parava qualquer lugar. Mesmo depois de tanto tempo, as pessoas ficavam enlouquecidas com ela”.

O corpo de Martha Rocha foi enterrado neste domingo (5), no Cemitério no Santíssimo Sacramento, em uma cerimônia restrita apenas a familiares e pessoas próximas.

Martha deixa três filhos, os argentinos Carlos Alberto e Álvaro, além da brasileira Cláudia, e também alguns netos.

Em entrevista à CNN, logo após receber a notícia sobre a morte, a jornalista, apresentadora e ex-miss Brasil Leila Schuster falou sobre o legado deixado por Martha Rocha.

“A Martha Rocha não foi simplesmente uma Miss Brasil ícone, ela foi um símbolo nacional. Um símbolo de avanço da beleza da mulher brasileira. Ela é como a nossa Elizabeth Taylor. Beleza de traços únicos, mulher forte.”

Leila conta que além de miss, Martha era uma artista, uma pintora, e que chegou a viver alguns anos da venda de suas obras.

A modelo e ex-miss Deise Nunes, primeira mulher negra brasileira a ser coroada, também falou sobre o quanto Martha inspira sua trajetória.

“A Martha sempre foi guerreira e, com personalidade forte, ela sabia se impor. Isso era algo que, para a época, tinha gente que podia achar que era um desaforo, mas era da personalidade forte que ela sempre teve. Uma mulher atemporal”.

Fonte: CNN

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X