Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Manaus deve sair da fase roxa na segunda-feira (15), diz governador

Publicado em

Manaus deverá sair da fase roxa, a mais grave da pandemia, para a vermelha a partir de segunda-feira (15), de acordo com o governador do Amazonas, Wilson Lima.

O interior do estado, porém, continua na fase roxa, disse Lima em entrevista coletiva deste sábado (13). O decreto valerá por sete dias.

Com a flexibilização, ficará permitida em Manaus a venda do comércio em geral pelo sistema drive-thru, durante o período das 8h às 15h. Estarão permitidos também os serviços de cabelereiros, barbeiros e outros similares, desde que praticados em domicílios.

Continua depois da publicidade

Serviços como obras de manutenção emergenciais em residências e de oficinas mecânicas em geral também voltam a valer, com exceção dos serviços de funilaria e pintura. A prática de atividades físicas ao ar livre também passa a ser possível.

O transporte intermunicipal de passageiros poderá ser feito, mas fica restrito ao deslocamento de pessoas para atendimento em serviços essenciais de saúde e para a execução de atividades e prestação de serviços cujo funcionamento é permitido no decreto.

Desaceleração no número de casos

Na fase roxa desde o começo de janeiro, na qual a previsão de esgotamento de leitos de UTI é de até seis dias, o Amazonas passou por uma desaceleração nos casos de Covid-19 nas últimas semanas.

Segundo o governador, o estado chegou a registrar mais de 600 pessoas esperando por leitos de UTI no auge do colapso do sistema de saúde na região. Hoje, o número na fila é de 377 indivíduos.

O ritmo das contaminações no estado, porém, ainda é alto. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.205 casos e 53 mortes. No total, a região registra 290.049 registros de contaminação pela Covid-19 e 9.619 óbitos.

A taxa de ocupação de leitos está em 91%, com 74,2% para leitos clínicos e 81,3% para UTI Geral.

O total de 174.990 pessoas já foram vacinadas no Amazonas com a primeira dose da vacina contra Covid-19, o equivalente a 4,16% da população do estado e 31,53% das doses recebidas pelo estado.

Por: CNN

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em