A espera acabou. Foram 50 anos na fila. Neste 2 de fevereiro de 2020, o Kansas City Chiefs derrotou o San Francisco 49ers, por 31 a 20, em Miami, e se sagrou campeão do Super Bowl pela segunda vez na história da NFL – a principal liga de futebol americano do mundo.
A última conquista havia sido na temporada 1969/1970. Liderado pelo jovem Patrick Mahomes, 24 anos, o time parou a forte defesa dos Niners em um jogaço cheio de reviravoltas no Hard Rock Stadium.
Mahomes foi eleito MVP (jogador mais valioso) do Super Bowl LIV e se tornou o primeiro quarterback a levar o título e o prêmio antes dos 25 anos.
Depois de terminar a temporada regular com a segunda melhor campanha da Conferência Americana (AFC), os Chiefs derrubaram Houston Texans e Tennessee Titans nos playoffs para alcançar o Super Bowl LIV.
FINAL: The @Chiefs are Super Bowl Champions! #SBLIV #ChiefsKingdom
(by @Lexus) pic.twitter.com/VEpRVSlXGo
— NFL (@NFL) February 3, 2020
A festa do Super Bowl foi marcada por uma homenagem a Kobe Bryant antes do jogo, com os jogadores perfilados na linha de 24 jardas.
O Hino Americano foi entoado pela cantora Demi Lovato, e o show do intervalo contou com uma apresentação inédita da dupla Shakira e Jennifer Lopez.
Bola Voando
A batalha que se esperava teve seu primeiro capítulo logo de cara. A defesa de San Francisco mostrou sua potência e forçou o punt dos Chiefs sem permitir nem uma primeira descida do ataque.
No retorno, um susto! James Jr. largou a bola, quase sofreu fumble, mas conseguiu se recuperar.
Leia Também: Super Bowl 54: Confira a prévia, análise, palpite e o que pode ser decisivo…
Garoppolo entrou em campo e usou e abusou das jogadas com Deebo Samuel, que fez estrago nas corridas. Mas na hora certa o Kansas conseguiu pará-lo, e os 49ers abriram o placar com um field goal de 38 jardas de Robbie Gould – 49ers 3 x 0 Chiefs.
Era chegada a hora de Mahomes colocar as cartas na mesa. E o MVP da temporada passada mostrou toda a versatilidade do ataque dos Chiefs.
Kelce recebendo, Williams correndo e o próprio Mahomes passando e correndo. O time já estava na linha de uma jarda.
No capítulo 2 da batalha, o quarterback enganou a defesa dos 49ers e correu uma jarda para anotar o touchdown – 49ers 3 x 7 Chiefs.
O momento era todo de Kansas City. E melhorou ainda mais quando Garoppolo tentou se livrar da bola e foi interceptado por Bashaud Breeland.
O time atravessou o campo, mas só marcou no field goal de 31 jardas de Harrison Butker – 49ers 3 x 10 Chiefs. A resposta veio rápido.
O jogo terrestre de San Francisco funcionou de novo. Dessa vez com mais armas: Samuel, Coleman, Mostert… Mas foi o fullback Kyle Juszczyk quem recebeu a bola para anotar o touchdown e deixar tudo igual – 49ers 10 x 10 Chiefs.
A equipe da Califórnia teve a chance de ir para o intervalo vencendo. Garoppolo conectou longo passe para George Kittle, mas uma falta do recebedor anulou a jogada, que deixaria o time à beira da endzone.
Show do Intervalo
Os fogos iluminaram a noite de Miami, e Shakira entrou no palco trazendo todo o ritmo e o gingado latino para o show do intervalo.