‘Coletes amarelos’ farão ato durante Festival de Sanremo
Foto: JOSÉ COELHO/LUSA

Maxime Nicolle, um dos principais líderes do movimento dos “coletes amarelos”, anunciou uma manifestação para esta sexta-feira (8), em Sanremo, cidade que recebe nesta semana o principal concurso musical da Itália.

Segundo ele, o objetivo é mostrar ao governo italiano que Christophe Chalençon, que se reuniu com o vice-primeiro-ministro Luigi Di Maio, não representa o movimento francês.

“Queremos fazer valer nossas reivindicações e mostrar ao governo italiano quem são os verdadeiros coletes amarelos”, disse Nicolle.

Chalençon é porta-voz de Ingrid Levavasseur, que encabeça uma lista de candidatos para as eleições para o Parlamento Europeu do próximo mês de meio, inspirada nos protestos populares contra o presidente Emmanuel Macron.

Diversas lideranças dos “coletes amarelos”, no entanto, se professam “apolíticas” e criticam o uso do movimento para conseguir votos. “Di Maio errou os interlocutores”, acrescentou Nicolle.

A reunião do vice-premier com Chalençon abriu uma crise diplomática com a França, que chamou seu embaixador em Roma para consultas.

Segundo Nicolle, a manifestação desta sexta será “absolutamente pacífica” e contará com franceses e italianos. “Não temos qualquer intenção de entrar no Teatro Ariston”, disse, em referência à casa de espetáculos que sedia o Festival de Sanremo.

Fonte: ANSA

1 COMENTÁRIO

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.