Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Hamilton testa pneus de 2021 e detona: ‘Melhor ficar com atuais’

Pilotos experimentaram compostos para a próxima temporada nesta sexta-feira no Barein, mas resultado não agradou heptacampeão: "Três quilos mais pesados e um segundo mais lentos"

Publicado em

A sexta-feira de treinos livres para o GP do Barein serviu não apenas para o reconhecimento da pista e ajuste dos carros, mas também para testar os novos pneus feitos pela Pirelli para 2021, exercício obrigatório para todo o grid da F1.

Mas o atual campeão Lewis Hamilton não gostou nem um pouco do resultado dos novos pneus, colocando ainda mais pressão na fabricante, que ainda no ano passado desistiu de introduzir a versão 2020, também pelas fortes críticas, e atualmente usa os compostos da temporada 2019.

Temos um time da Pirelli aqui pelo qual tenho muito respeito. Os caras vem aqui, carregam e descarregam os caminhões, nos mantém a salvo e fazem um trabalho incrível.

Continua depois da publicidade

Leia também: Maradona é enterrado ao lado dos pais em cerimônia com 25 pessoas

Mas temos os mesmos compostos pelas últimas duas temporadas porque eles nos apresentaram o novo pneu ao fim de 2019, algo padrão, e era bem ruim, o que fez com que usássemos nesse ano os pneus da temporada anterior – afirma o piloto da Mercedes.

Segundo o britânico, é inadmissível que após dois anos de desenvolvimento a fabricante tenha novamente falhado em produzir um pneu melhor do que os de 2019.

Então tiveram dois anos para desenvolver um pneu melhor, mas o que temos são um pneus três quilos mais pesado e cerca de um segundo mais lentos por volta. Sei que para os fãs não faz diferença, mas estamos trabalhando com marcas e parceiros que estão no topo da cadeia tecnológica sempre progredindo. E se você regride após dois anos de desenvolvimento, então tem algo errado – explica.

E o resultado foi tão desanimador que Hamilton prefere seguir com os pneus usados nas últimas duas temporadas.

Definitivamente a sensação não é boa. Eu prefiro ficar com os pneus atuais. Se isso é o melhor que podem fazer, o que claramente parece ser, então é melhor ficarmos com o que temos atualmente.

Pneus Pirelli da F1 — Foto: Peter Fox/Getty Image
Pneus Pirelli da F1 — Foto: Peter Fox/Getty Image

No ano passado, Hamilton compareceu a uma reunião da FIA para expressar suas preocupações a respeito do desenvolvimento dos pneus e colaborar com uma carta na qual os pilotos indicaram objetivos a serem atingidos pela Pirelli para os novos compostos, algo que nunca havia acontecido até então. Mesmo assim, segundo o piloto, a iniciativa não adiantou em nada.

Não estávamos envolvidos na carta de desenvolvimento anterior e não ouviram nem uma palavra sequer do que falamos.

Trocamos diversos e-mails para ajudá-los. E mesmo assim não melhorou, então é difícil dizer que poderíamos ter ajudado mais. No fim do dia é sobre tecnologia. Eu não sei se nós estamos no limite da tecnologia ou se eles atingiram o limite deles…

Lewis Hamilton Mercedes GP do Barein F1 2020 — Foto: Mark Thompson/Getty Images
Lewis Hamilton Mercedes GP do Barein F1 2020 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

A situação deixa o heptacampeão ainda mais preocupado a respeito das novas rodas e pneus de 2022, que passarão de 13 para 18 polegadas, o que promete reduzir ainda mais a aderência gerada pelos compostos.

Segundo ele, isso vai contra o objetivo da F1 de criar carros capazes de seguir os rivais que vão à frente com mais facilidade, produzindo um melhor show para os fãs e mais oportunidades de ultrapassagens.

Eu compreendo que quando mudarmos para as rodas maiores, perderemos aderência com o pneu correspondente. E eu penso que o que precisamos de verdade na F1 é de menos pressão aerodinâmica e mais aderência mecânica, que vem dos pneus, para que possamos seguir o carro à frente mais de perto.

Mas não parece que estamos seguindo nessa direção. Naturalmente, não acredito que o desejo seja regredir, então temos muito trabalho a fazer – ressalta.

Fonte: GE

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em