Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Governo autoriza uso da Força Nacional de Segurança Pública no AM por 30 dias

Efetivo a partir de 3 de agosto será voltado para ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais na região da calha do Rio Negro e Solimões.

Publicado em

O governo federal autorizou o uso da Força Nacional de Segurança no Amazonas por 30 dias, a partir de 3 de agosto, para ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais na região da calha do Rio Negro e Solimões.

A portaria foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (23) e é assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.

Segundo o texto, o uso da Força Nacional é voltado para a 1ª Edição da Operação Arpão I (Médio Solimões).

Continua depois da publicidade

Leia também: Número de assassinatos no AM reduz 4,4% nos primeiros 5 meses do ano

No início deste ano, em fevereiro, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, chegou a se reunir com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para discutir estratégias de combate ao crime organizado devido ao aumento de mortes relacionadas a esse tipo de crime na capital, Manaus.

Na ocasião, no entanto, o chefe do Executivo local dispensou o uso da Força Nacional de Segurança em Manaus.

Segundo a portaria desta quinta-feira, a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.

O texto não informa qual é o efetivo que será usado no estado, mas informa que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O prazo da permanência da Força Nacional poderá ser estendido caso seja solicitado.

Fonte: G1 Amazonas

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X