Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Prefeitura promove melhorias em 30 espaços esportivos

Publicado em

Um dos maiores investimentos na recuperação e melhorias estruturais dos espaços públicos esportivos vem se consolidando em todas as zonas da capital amazonense.

Prefeitura de Manaus está investindo, aproximadamente, R$ 15 milhões na reforma e construção de 44 complexos esportivos. Atualmente, 30 locais estão em obras e 14 em fase final de licitação para início dos serviços. O valor foi aprovado ainda no exercício de 2019.

“Manaus é uma das cidades com maior cobertura na oferta de esporte e lazer. São 224 campos e quadras espalhados por todas as zonas da cidade, com atendimento mensal aproximado de 230 mil pessoas. Nosso pacote de obras em espaços esportivos foi criado, justamente, para continuar oferecendo melhor qualidade de vida para as pessoas que já frequentam e as que certamente passarão a frequentar esses espaços”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Continua depois da publicidade

Leia também: Ouvidoria do município disponibiliza canais de atendimento

As obras de reformas são, na maioria, serviços de instalações elétricas, pinturas, troca e construção de cobertura, recuperação de gradil e alambrados, além de recuperação das salas administrativas, banheiros, entre outras melhorias.

Prestadores de serviço

As empresas prestadoras dos serviços seguem as orientações das autoridades de saúde, para evitar o contágio do novo coronavírus entre os trabalhadores.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenka, a gestão do prefeito Arthur Neto está imbuída de realizar serviços não só na área de infraestrutura, mas requalificando também os espaços esportivos.

“Estamos em pleno vapor com essas ações, que são verdadeiras obras de qualificação do espaço urbano, para devolver à população de Manaus”, ressaltou.

Dentre os espaços beneficiados, há 11 mais avançados com obras que ultrapassam os 70% de execução, como no caso o Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dom Pedro, que já serviu ao basquete amazonense e, após a reforma, passará a ser referência para a modalidade.

Outros locais são o campo de futebol da Ilha, do Vermelhão, CEL Redenção, quadra do Petrópolis e outros.

Foto – Ione Moreno/Semcom

Prestes a ser entregue à população, o CEL Eldorado, no Parque 10, que atende, prioritariamente, Pessoas com Deficiência (PcD), recebeu reparos para realizar as atividades motoras com a professora de educação física e coordenadora do espaço, Wivianne Ferreira.

Mais obras

Além do complexo esportivo, a praça ao lado foi reparada e foi construído um bicicletário na área.

“A expectativa é grande para retornar. Já estávamos aguardando a reforma e graças a Deus ela aconteceu. Então, quando passar tudo isso (pandemia), vamos voltar as nossas atividades e a comunidade poderá utilizar também. Aqui é um local especialmente voltado para pessoas com deficiência e poderemos retomar nossas atividades motoras e de voleibol sentado para esse público”, explicou Wivianne.

Leia também: Arthur Virgílio critica medidas para ‘furar’ teto de gastos da União

Há 20 anos sem receber reforma, a quadra poliesportiva da Vila Mamão, no bairro São Francisco, é mais do que um espaço para prática esportiva, serve também para eventos sociais da comunidade, como bingo, arraial, aniversários e até casamento, como afirmou a presidente da comunidade, Ana Maria Pinheiro.

“Com certeza a comunidade voltará a utilizar o espaço. E assim que for entregue voltaremos a realizar os nossos eventos e agregar outras atividades como capoeira, clube de mães e muitas outras coisas mais. Esse espaço é bastante útil, utilizamos para além do esporte, como aniversário, reuniões, velório, casamento e outros”, disse.

Espalhadas por todas as zonas da cidade, as obras estão divididas em cinco na zona Norte; 12 na zona Sul; três na Centro-Sul; 12 na zona Leste; sete na Oeste; e outras cinco na Centro-Oeste, totalizando, assim, 44 obras de reformas e construções.

Os espaços são de coordenação da subsecretaria de Esporte e Lazer, vinculada à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Velódromo

Pouco mais de 120 anos após ter o primeiro velódromo na cidade e o segundo do Brasil na época, Manaus voltará a contar com um local próprio para a prática do ciclismo.

Na área central do espaço, que terá forma oval, será construída uma quadra de tênis. O novo espaço dedicado aos ciclistas está localizado no conjunto Aruanã, bairro Compensa, zona Oeste, e coloca Manaus apta a receber competições regionais na modalidade.

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X