Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Brasil passa a exigir teste negativo para Covid-19 de quem vier do exterior

Publicado em

A pasta de documentos dos passageiros que embarcam ao Brasil ganha novos itens a partir desta quarta-feira (30).

Entrou em vigor uma portaria do governo federal que exige a apresentação de um teste negativo para a Covid-19 e também o compromisso com as medidas sanitárias de contenção da pandemia.

A exigência dos documentos vale tanto para estrangeiros quanto para cidadãos brasileiros. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o teste para a doença do novo Coronavírus deve ser do tipo RT-PCR e tem de ter sido realizado em um intervalo de no máximo 72 horas antes do embarque.

Continua depois da publicidade

Leia também: Término do auxílio emergencial deixará 48 milhões sem ajuda

Já o comprometimento com as medidas sanitárias está na Declaração de Saúde do Viajante (DSV), modelo de documento elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Tanto a DSV quanto o resultado do teste devem ser apresentados à companhia que opera o voo.

O modelo da DSV traz as recomendações conhecidas, como evitar aglomerações, usar máscara, evitar tocar nariz e boca e manter distância de outras pessoas, mas aborda também a quarentena obrigatória para quem esteve no Reino Unido.

O Brasil é um dos países que decidiu impor restrições a quem esteve em terras britânicas diante de uma variação do novo Coronavírus surgida no Reino Unido, identificada inicialmente como mais contagiosa por especialistas.

O governo proibiu, desde o dia 25 de dezembro, o desembarque em solo brasileiro de voos com origem ou passagem pelo Reino Unido.

Estrangeiros que estiveram no país nos 14 dias anteriores ao embarque não poderão viajar ao Brasil. Brasileiros nessa situação podem retornar, mas deverão se comprometer legalmente a cumprir uma quarentena de 14 dias após o desembarque.

A DSV é preenchida no site da Anvisa a partir de um formulário, que pode ser respondido em português, inglês ou espanhol. É necessário estar em posse do documento utilizado para viajar, o RG ou o passaporte, no momento do preenchimento.

Por: CNN Brasil

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em