Após manifestações, clima em Barcelona é mais tranquilo
Nesta semana líderes do movimento foram condenados a até 13 de anos de prisão Oscar Del Pozo / AFP

Após a madrugada de manifestações, a circulação em Barcelona está mais tranquila neste domingo (20) e os independentistas catalães já se preparam para uma nova manifestação no próximo sábado (26). Há menos barreiras nas ruas e várias vias foram reabertas.

O protesto desta madrugada começou pacífico, marcado por um cordão humano que tentou separar os manifestantes mais radicais das forças de segurança.

Leia Também: Chile decreta toque de recolher em mais regiões após terceira morte

A calma se manteve durante algumas horas, com tensão entre separatistas e aqueles que querem manter a Espanha unida, mas houve confronto com a polícia.

Desde o dia 14, manifestantes concentraram-se no centro de Barcelona contra a prisão e condenação de nove líderes que lutam pela independência da Catalunha.

As condenações de até 13 anos de prisão, decretadas no dia 14 pelo Supremo Tribunal de Espanha, são consideradas “inaceitáveis” pela Assembleia Nacional Catalã (ANC).

Na sexta-feira (18), uma greve convocada pelos sindicatos independentistas Intersindical-CSC e Intersindical Alternativa de Catalunya (IAC) intensificaram os protestos na capital da Catalunha.

Fonte: Agência Brasil

 

1 COMENTÁRIO

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.