Depois de anunciar o recebimento de 2,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (24), o Amapá informou que o carregamento continha, na verdade, 78 mil unidades da Astrazeneca.
Essa era a mesma quantidade prevista mais cedo para ser entregue ao estado do Amazonas.
“Em comunicação anterior, o Ministério [da Saúde] havia informado ao Estado que o lote continha 2,8 mil doses, sendo 2 mil unidades das vacinas AztraZeneca e 800 de CoronaVac. Contudo, uma nova planilha foi encaminhada confirmando o quantitativo recebido de 78 mil doses, e até o presente momento, o Governo do Amapá não recebeu qualquer comunicado oficial do MS sobre alterações na distribuição”, descreveu o governo do Amapá, em nota.
Os imunizantes desembarcaram no início da tarde no aeroporto de Macapá. Chegou ao Brasil, na terça-feira (23), cerca de 3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.
O Amazonas recebeu também nesta tarde um carregamento, mas que tinha 2 mil doses das 120 mil previstas pelo Ministério da Saúde (78 mil de Oxford/AstraZeneca e 42 mil da CoronaVac). O governo informou que o envio do restante das doses ainda será definido em cronograma do ministério.
O governador Waldez Góes, que chegou a lamentar na segunda-feira (22) o atraso do Ministério da Saúde no envio de novas doses para o estado previstas para terça-feira, disse que os 16 municípios devem receber o medicamento em até 24 horas após a chegada.
O governo não confirmou ainda quantas unidades cada prefeitura vai receber e nem qual a fabricante destinada a essas cidades.
Waldez publicou mais cedo que o novo lote vai aumentar a cobertura dos profissionais de saúde e deve permitir o avanço na imunização de idosos, avançando na faixa até 80 anos.
Olá, gente.
Hoje estamos recebendo em Macapá mais 2.800 doses de vacina, sendo 2.000 da AstraZeneca e 800 da Coronavac.
Com essa nova remessa, vamos conseguir vacinar cerca de 8% dos trabalhadores da Saúde e quase 25% da população entre 80 e 84 anos.#VacinaAmapa pic.twitter.com/6j1hGm1NLp
— Waldez Góes (@waldezoficial) February 24, 2021
Em Macapá, capital do estado, que suspendeu a vacinação em postos de saúde, a coordenação de imunização aguarda o recebimento das doses para planejar a retomada aos grupos prioritários, principalmente os idosos, que estão sendo imunizados na faixa de 83 anos ou mais.
Idosos de outras faixas etárias serão contemplados a partir da chegada de novas doses. Para ser vacinado, o usuário com 60 anos ou mais já pode realizar o pré-cadastro.
Por: G1