24.5 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 23, 2019

Semana de Antropologia reúne universidades de outros países em conferência na UFAM

O Programa de Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está comemorando o 10 aniversário e em comemoração vai realizar a terceira edição da Semana de Antropologia. O tema deste ano será “Antropologia na Pan-Amazônica” e vai acontecer entre os dias 26 e 30 de novembro.

Serão realizadas mesas-redondas, apresentações de grupos de trabalho e conferências com professores e acadêmicos de diversos estados e países.

O evento vai contar

Com representantes de universidades da Amazônia brasileira e de importantes instituições de antropologia da Colômbia, Peru e da Venezuela.

O evento com como objetivo fortalecer e ampliar a rede de articulação do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) no eixo Sul-Sul, expressando o seu protagonismo e sua centralidade na região Pan-amazônica.

“O evento reunirá pessoas que foram fundamentais e que contribuíram para que chegássemos até aqui. Vamos celebrar conquistas e também refletir sobre linhas de pesquisa, políticas afirmativas, inserção social e o perfil e atuação dos nossos egressos”, afirmou o coordenador do programa, Gilton Mendes.

A programação completa está disponível no endereço ppgas.ufam.edu.br.

Sobre o Programa

Desde 2008, ano do ingresso da primeira turma de mestrado, o PPGAS realizou mais de cem defesas de mestrado e doutorado, acolheu 33 alunos indígenas de diversas etnias através de sua política de ação afirmativa, que teve início em 2010 e passou a adotar vagas reservadas para negros, pardos e deficientes a partir de 2016.

“Esse contingente de antropólogos oriundos do PPGAS tem atuado em diferentes áreas, cumprindo com um de seus principais objetivos, a inserção social”, explicou Mendes.

Fonte: G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.