24.5 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 23, 2019

Número de veículos roubados em Manaus sofreu queda de 32% em 2018, aponta SSP-AM

O número de roubos de veículos na capital amazonense registrou queda de 32% em 2018. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o ano passado contabilizou 3.116 casos contra 4.584 em 2017.

Além disso, o número de furtos também teve uma queda de 35,1%. Em 2017, o número de veículos furtados em Manaus foi de 3.522. Já em 2018, os números reduziram para 2.284.

Os dados apontam ainda que, em 2018, o número da recuperação de veículos foi de 3.083.

Além dos veículos recuperados pela Derfv, operações resultaram em apreensões de pessoas envolvidas em organizações criminosas que atuavam diretamente neste tipo de crime.

Organização criminosa que atuava em roubos de veículos na capital amazonense — Foto: Eliana Nascimento/G1

Organização criminosa que atuava em roubos de veículos na capital amazonense — Foto: Eliana Nascimento/G1

No dia 27 de novembro de 2018, durante a segunda fase da operação ‘Chancela’, 16 pessoas foram presas por integrarem uma organização especializada em roubos, furtos e adulteração de sinais identificadores de veículos, além da prática de estelionato e falsificação de documentos de veículos. 

Os suspeitos foram presos em bairros distintos de Manaus. Quatro deles são detentos do Sistema Prisional do Amazonas que atuavam de dentro das penitenciárias.

O mesmo grupo apreendido em novembro do ano anterior tinha relação com outras pessoas que foram apreendidas em maio de 2018, na primeira fase da operação.

Nesta primeira operação, entre os presos estavam despachantes que atuam em Manaus.

O delegado titular da Derfv, Cícero Túlio, relatou que o trabalho em equipe foi um dos fatores para o resultado por meio destes números representativos.

“O êxito se dá principalmente pelo trabalho de inteligência promovido pela equipe de policiais a disposição da unidade policial, que mesmo em número reduzido consegue se sobrepor aos problemas enfrentados, bem assim por conta da integração com as equipes policiais do 12º DIP e Seccional”, disse.

Além dos dados da SSP-AM, a especializada realizou um balanço que constatou no último trimestre de 2018 a recuperação de 56 veículos e a prisão de 43 pessoas durante operações.

Foram capturados também os remarcadores de chassis de maior expressão da cidade de Manaus, que operavam para o crime organizado.

Fonte: G1 AMAZONAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.