Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Amazonas registra mais 464 novos casos de Covid-19 neste sábado

Publicado em

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou, neste sábado (15), a edição nº 135 do Boletim Diário Covid-19. Nesta edição, o boletim confirma mais 464 casos da doença no Amazonas, nesta edição do boletim.

Destes, 20 casos foram confirmados por exame de biologia molecular RT-PCR, que identifica o vírus no organismo e detecta casos novos agudos entre o terceiro e o sexto dia de sintomas, período de transmissão da doença.

Os outros 444 foram confirmados por testes rápidos que detectam os anticorpos, com data de oito a 60 dias ou mais das primeiras manifestações da Covid-19.

Continua depois da publicidade

Leia também:

O boletim também confirma a recuperação de mais 417 amazonenses, nas últimas 24 horas, chegando a 94.318 o número de pessoas que passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença.

O documento também registra dois óbitos por Covid-19 ocorridos nas últimas 24 horas na capital, elevando para 3.457 o total de mortes.

Em Manaus, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, na sexta-feira (14), foram registrados 33 sepultamentos, três  óbitos em domicílio e uma cremação.

O boletim aponta ainda que 13.455 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, ou seja, são casos confirmados nos últimos 14 dias, que se encontram internados ou em isolamento domiciliar.

Internações 

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 179 pacientes internados, sendo 113 em leitos clínicos (14 na rede privada e 99 na rede pública) e 66 em UTI (28 na rede privada e 38 na rede pública).

Há ainda outros 58 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 41 estão em leitos clínicos (25 na rede privada e 16 na rede pública) e 17 estão em UTI (nove na rede privada e oito na rede pública).

Reclassificação

O Comitê Interno da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus estão realizando o processo de revisão e qualificação dos óbitos ocorridos em meses anteriores. Com base nos novos critérios do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, que passou a considerar óbitos por Covid-19 também por critérios clínicos e exames de imagens.

Nesta edição, foram reclassificados seis óbitos antigos, nas seguintes cidades do interior: Itacoatiara (02), Tefé (1), Manicoré (1), Lábrea (1) e Humaitá (1), totalizando 3.463 óbitos por Covid-19 no Amazonas.

É importante salientar que os novos critérios de encerramento de óbitos por Covid-19 elevam os dados gerais, mas não refletem o momento atual, pois tratam-se de óbitos em investigação que ocorreram no pico da pandemia e que agora, serão incluídos na contagem geral do Amazonas.

Fonte: D24AM

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X