Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Aeroporto de Manaus é o 2º com maior movimento de drogas no Brasil

Publicado em

De acordo com informações obtidas com a Polícia Federal (PF), nos primeiros meses de 2019 foram apreendidos 117,6 quilos de entorpecentes no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.

Na “rota do tráfico”, o aeroporto da capital amazonense só perde para o de Guarulhos/Cumbica (GRU), em SP.

A maioria das pessoas detidas por envolvimento com o tráfico de drogas, durante as apreensões, é do sexo feminino – representando 75% do total de apreensões realizadas – conforme a PF.

Continua depois da publicidade

Os dados divulgados pela instituição apontam que Manaus é uma das cidades mais “efetivas” na rota do tráfico de drogas no Brasil. O aeroporto da capital é visto como o segundo com maior número de apreensões, conforme relatório divulgado em 2017.

A média de idade das pessoas detidas no aeroporto de Manaus é de 24 anos. Já a média de drogas apreendidas por ação é de 13,6 kg. A maconha, do tipo “skunk”, é o entorpecente mais encontrado nas apreensões.

A média de idade das pessoas detidas é de 24 anos | Foto: Divulgação
A média de idade das pessoas detidas é de 24 anos | Foto: Divulgação

Das pessoas apreendidas, 55% declararam que o destino era o aeroporto de Garulhos, em São Paulo (SP), 15% afirmaram que estavam indo para Fortaleza, no Ceará, e 10% tinham como destino os aeroportos de Porto Velho, em Rondônia, Belém, no Pará, e Manaus.

Segundo relatório da PF, mais de nove toneladas das mais diversas drogas foram apreendidas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em 2017. Em 2018, conforme o último levantamento da Polícia Federal, foram apreendidas 31,5 toneladas de cocaína e 7,9 toneladas de maconha.

Somente em 2018, cerca de US$ 100 mil (para transporte de valores acima de R$ 10 mil é necessário ser declarado à Receita Federal) foram apreendidos em conjunto com os entorpecentes no aeroporto de Manaus.

Até abril deste ano, o aeroporto de Manaus movimentou quase 1 milhão de passageiros. Foram 982.074 embarques e desembarques, 105,9 mil a mais que os 876.128 viajantes computados nos quatro primeiros meses do mesmo período no ano anterior.

De acordo com dados divulgados pela equipe da Polícia Federal, Manaus hoje tem o segundo aeroporto com mais apreensões no país, perdendo apenas para o Aeroporto Internacional de Guarulhos/Cumbica (GRU), em SP.

Completam o Top 5 de apreensões de entorpecentes no país, os aeroportos do Rio de Janeiro, Brasília e Campo Grande, respectivamente. Juntos, esses cinco aeroportos foram responsáveis por aproximadamente cinco toneladas de drogas apreendidas, segundo o relatório.

Leia Também: CMPM V realizou solenidade de entrega de Insígnia da Legião de Honra
Fonte: Em Tempo
Categoria

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X