Foto divulgação

Quando a internet surgiu, nos anos 90, utilizá-la ocupava a linha telefônica e era, muitas vezes, um processo irritante.

Em lugares onde a conexão discada não era muito boa, navegar na internet de forma ininterrupta era inimaginável.

Com o avanço da tecnologia de transmissão de dados, o uso da internet passou a ser cada vez mais simples, veloz e comum. Tornou-se, inclusive, necessário.

Acessar aplicativos, utilizar redes sociais, estudar, trabalhar ou realizar qualquer outra atividade online só é possível graças ao uso das tecnologias de transmissão de dados.

Esta tecnologia, à medida que o uso da internet se popularizou, tornou-se obsoleta em suas versões iniciais e evoluiu para dar conta da quantidade enorme da dados que passou a trafegar pela rede, com maior velocidade e acessibilidade.

Com a chegada da Rede 5G, é a quarta vez na história que as empresas de telecomunicações buscam a transformação completa de sua infraestrutura sem fio.

É por isso que o conjunto cada vez maior de tecnologias listadas pelo 3GPP (3rd Generation Partnership Project) como “Release 15” e “Release 16” é chamado de 5G.

A evolução da tecnologia de transmissão de dados sem fio se deu da seguinte maneira:

Tecnologia 1G

É o sinal de telefonia analógico.

O sistema utilizado era o AMPS (Advanced Mobile Phone System) para comunicação de forma analógica e aos poucos foi substituído pelo sinal digital, ou 2G.

Tecnologia 2G

Com as tecnologias de redes móveis 2G o analógico foi substituído pelo digital.

A tecnologia móvel é o GSM (Global System for Mobile Communications), que permite enviar e receber mensagens curtas, o SMS ( Short Message Service).

Os aparelhos celulares tem seu tamanho reduzido e passam a consumir menos bateria.

Tecnologia 3G

A tecnologia 3G permite o uso dos smartphones:

possibilita o uso de recursos multimídia como vídeo, áudio, dados de forma digital;
permite a realização de videoconferência;

possibilita acesso a vários serviços na Internet como: páginas, e-mail e comércio eletrônico;

permite download de vídeos, jogos interativos e voz sobre IP;

permite acesso às funções em qualquer lugar, dependendo da cobertura da operadora.

Tecnologia 4G

A tecnologia 4G possui maior eficiência e desempenho no acesso a serviços disponíveis na Internet que a 3G.

Ainda assim, é muito comum o uso da tecnologia 3G em muitos lugares.

Alguns aparelhos de celulares mais antigos também não comportam a tecnologia 4G ainda.

Tecnologia 5G

A Rede 5G se trata da criação de uma indústria sustentável em torno do consumo de dados sem fio para todas as empresas de telecomunicações do mundo.

Um dos principais objetivos da 5G é melhorar significativamente a qualidade do serviço de internet e estender essa qualidade a uma área geográfica mais ampla, para que a indústria sem fio continue competitiva frente ao início do serviço de fibra gigabit, juntamente com o Wi-Fi.

O que muda com a chegada da Rede 5G?

A internet 5G abre as portas para o futuro.

Ela permitirá a expansão da Internet das Coisas, a conexão em vários dispositivos com troca de dados na velocidade máxima de 20Gbps.

Baixar um filme de duas horas levará, em média, apenas 10 segundos!

Os custos iniciais dessas melhorias, contudo, podem ser altos e os consumidores já demonstraram sua intolerância aos aumentos das taxas.

Para recuperar esses custos, as empresas de telecomunicações precisarão oferecer novas classes de serviço para novos segmentos de clientes, para os quais a 5G fez provisões.

Esses serviços incluem:

Melhor conectividade de dados sem fio em áreas metropolitanas densas, com gigabit por segundo ou melhor largura de banda, através de um novo conjunto de antenas de microondas;

Conexão ininterrupta;

Eliminação da latência incorrida pelos aplicativos baseados em nuvem pública;

Serviços de comunicação de máquina a máquina que podem trazer conectividade de baixa latência para dispositivos como carros autônomos e robôs de montagem de máquinas;

Serviços de distribuição de vídeo que competiriam diretamente com os distribuidores de programas de vídeo multicanal (MVPD) como Comcast e Charter Communications, talvez oferecendo novas mídias de entrega para Netflix, Amazon e Hulu, ou talvez competindo contra eles também.

A internet 5G vai transformar a comunicação.

Com a possibilidade de transmissão de dados desta forma completamente nova, um crescimento enorme em diversos setores tecnológicos é esperado.

Transformações ocorrerão na indústria, na prestação de serviços, no comércio e nas relações interpessoais, especialmente pelo crescimento que a Rede 5G permitirá à IoT.

Fonte: C2TI

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here