Bill Gates apresenta projeto de privadas que não precisam de água
Foto: Reprodução

Em uma apresentação especial feita em Pequim, na China, o cofundador da Microsoft e filantropo Bill Gates revelou um projeto para criação de vasos sanitários que não precisem de água para funcionar.

No chamado “Reinvented Toilet Expo”, Gates chocou visitantes durante sua apresentação ao mostrar um jarro com fezes humanas em um pedestal.

“É bom ser lembrado, ali pode ter mais de 200 trilhões de partículas de retrovírus, 20 bilhões de bactérias Shigella [responsável por disenteria], e 100 mil ovos de vermes parasitas”, declarou. “Isso é o que crianças, quando estão brincando, estão sendo expostas o tempo todo.”

Para tentar resolver

Este problema, nos últimos 7 anos, a Bill and Melinda Gates Foundation investiu US$ 200 milhões para universidades criarem seus próprios vasos sanitários que não precisem de um sistema de saneamento tradicional, que possam ser implementadas em regiões com pobreza extrema, principalmente na África e regiões da Ásia.

É mágico que exista um sistema de esgoto que traga água, remover as excreções e que tudo seja limpo em uma central de tratamento”, diz Gates no vídeo acima. “Para os 2,5 bilhões mais pobres do mundo, porém, isso não existe.”

Os primeiros modelos

De vasos sanitários sem água já estão em produção, sendo até capazes de transformar as fezes em fertilizador para plantio. Ainda levará certo tempo, porém, para que eles sejam acessíveis à população mundial.

“Os primeiros ainda são relativamente caros. Vai levar algum tempo até que tenhamos o volume para realmente levá-lo aos pontos mais baixos do mercado”, explicou Gates.

Fonte: The Enemy

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here