Na próxima quarta-feira (20), o escritor e poeta paraense João de Jesus Paes Loureira ministrará, em Manaus, a palestra “Celebração do corpo: na dança, na arte, no amor e na poesia”. A atividade integra o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSociologia), da Universidade do Estado do Amazonas (Ufam), e tem o apoio da Prefeitura de Manaus.

Sob coordenação do professor Marcelo Seráfico, que também é o coordenador do programa, a palestra acontecerá às 14h, no auditório do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), na avenida Joaquim Nabuco, Centro.

Paes Loureiro explica que sua palestra está relacionada à Etnocenologia, que é uma forma de estudar o corpo, o respeitando na visão de todas as culturas valorizando a imagem, a ideia, o conceito, o  sentimento do corpo, pelo valor e pelo que representa integrado na sua cultura sem discriminação, diferença ou hierarquia. “Minha atividade em Manaus nesta oportunidade será uma conferência sobre o tema ligado a uma corrente nova que há nos estudos das artes que é a Etnocenologia. Vou abordar a teoria artística e ao mesmo tempo levar em conta essa dimensão da Etnocenologia”.

Na ocasião, o escritor deverá fazer uma relação da arte com o corpo nas suas diferentes dimensões, sobre tudo, a dança e o teatro, mas também, o corpo da fotografia, pintura e cinema, para em seguida compreender a dimensão do amor.

Paes Loureiro esteve em Manaus em abril de 2017, quando, na ocasião, participou da programação em alusão ao Dia Internacional do Livro, idealizada pelo professor José Seráfico e promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Já a palestra do dia 20 está sendo realizada pelo Programa de Pós Gradução em Sociologia da Ufam, Pogramação de Pós Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia com apoio da Manauscult e Icbeu.

 

Fonte:Manauscult

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here