Pasta ou manteiga de amendoim foi uma das opções que encontrei para não consumir manteiga no café da manhã durante o meu desafio 21 dias sem carne. Não é uma coisa que costumo consumir habitualmente, porque é difícil encontrar uma à venda com o sabor semelhante às que eram vendidas na década de 90. Então, me propus a fazer em casa e acho que cheguei perto dessa delícia que fez parte da minha infância, porque era comum achar em supermercados, mesmo aqui em Manaus.

Há algumas divergências sobre o modo de preparo da manteiga de amendoim, pois há quem diga que não é necessário adicionar óleo durante o processo, tendo em vista que, já que o amendoim é uma oleaginosa, por si só já libera óleo no momento que é batido no liquidificador. Sim, faz sentido, mas quando eu testei fazer apenas com o açúcar, não ficou com aspecto de pasta, mas sim de paçoca, pois a quantidade de óleo liberada é pequena. Mas se por acaso você não quiser utilizar óleo na receita, eu recomendo que utilize mel ou agave, que também já substitui até o açúcar.

Essa receita não é nenhum pouco difícil de fazer, mas de certa forma é preciso ser paciente, porque não dá para triturar toda a quantidade de amendoim de uma vez só no liquidificador. O ideal é colocar em poucas quantidades e ir batendo, pois assim é mais garantido que os grãos sejam completamente triturados, principalmente se o seu liquidificador não for tão potente assim, como é o meu caso. Outra dica que ajuda muito a deixar a pasta bem mais gostosa é deixar apurando na geladeira de um dia para o outro. Fique agora com o vídeo da receita e não se esqueça de se inscrever no canal para não perder mais nenhum dos vídeos!

Lista de ingredientes

2 xícaras de amendoim torrado sem pele

5 colheres de sopa de óleo de canola

6 colheres de sopa de açúcar demerara

1 pitada de sal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here