Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Laranja Mecânica – Curiosidades sobre o filme

Um dos maiores feitos da época foi o pouco orçamento disponibilizado pela estúdio para a produção. Com apenas 2,2 milhões de dólares, Laranja Mecânica rendeu os incríveis 26 milhões de dólares de lucro.

Publicado em

Laranja Mecânica é baseado na obra literária de Anthony Burgess e conta a história de Alex, um líder de uma gangue de delinquentes que matam que acabam caindo nas mãos da polícia.

Preso, Alex recebe a opção de participar de um programa que pode reduzir seu tempo na cadeia. Assim ele vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

O filme possui diversas cenas que se transformaram em verdadeiros marcos na indústria cinematográfica, bem como a cena em que Alex canta “Singing in the Rain” (Cantando na Chuva).

Continua depois da publicidade

O diretor, Stanley Kubrick, passou 4 dias experimentando a cena porque tudo aquilo não estava no roteiro. Segundo ele, não era o convencionalmente esperado. Eventualmente ele pediu para o ator que interpretava Alex, Malcolm McDowell, se ele poderia dançar.

Novamente eles fizeram a cena, desta vez com McDowell cantando e dançando, mas novamente a única música que lhe veio a cabeça foi Cantando na Chuva. O diretor ficou tão impressionado que imediatamente comprou os direitos autoriais da música por 10 mil dólares.

Laranja Mecânica
Foto: Reprodução.

Laranja Mecânica é recheado de referências e uma delas pode ser vista no momento em que Alex conversa com o padre sobre a terapia Ludovico. Neste momento, podemos ver diversos prisioneiros marchando em círculo. A cena em questão recria uma pintura de Vincent van Gogh, “Prisioneiros se Exercitando.”

Segundo as críticas recebidas na época de lançamento, o filme foi retirado de cartaz no Reino Unido pelo diretor. Segundo Stanley, os críticos afirmaram que a produção era muito violenta. Irritado com o comentário, Kubrick retirou o filme e exclamou que ele só passará por lá após a sua morte.

Um dos maiores feitos da época foi o pouco orçamento disponibilizado pela estúdio para a produção. Com apenas 2,2 milhões de dólares, Laranja Mecânica rendeu os incríveis 26 milhões de dólares de lucro.

Leia mais: Truque de Mestre – Curiosidades sobre o filme

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X