Se você tem um e-commerce, seu principal objetivo com seu site deve ser a transformação de leads em vendas.

Leads é um termo utilizado no Marketing Digital para designar um potencial cliente. Alguém que se interessou de alguma forma em algum conteúdo, produto ou serviço na internet.

Contudo, até conseguir um bom número de leads que possa ser convertido em clientes, de fato, você tem um longo caminho a seguir.

Criar um site não é difícil, mas atrair tráfego e consequentemente clientes para ele exige no mínimo, tempo e esforço.

Como aumentar o número de visitas e de leads?  

Algumas práticas são mais simples que outras, mas se você quer realmente aumentar o número de visitas em seu site e melhorar sua geração de leads, tenha em mente que a junção das diversas práticas sobre as quais será discorrido aqui é essencial para alcançar este objetivo.

Isoladamente, elas até podem gerar algum resultado positivo para você, mas o real potencial destas ferramentas você só vai conhecer se utilizá-las em conjunto, de forma planejada para o seu caso especificamente.

1 – Tenha um Blog associado ao seu Site

Já falamos neste artigo que um blog pode ser um ótimo canal para que você lucre trabalhando na internet.

Praticamente todo site que obtém sucesso na captação de clientes possui um blog.

Esta prática faz parte do chamado Marketing de Atração, ou Inbound Marketing, que consiste em criar meios de atrair seu cliente e fazer com que ele chegue até você, diferente do que ocorre com as invasivas ligações de telemarketing, por exemplo.

Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing no Blog

No Marketing de Conteúdo, a produção de conteúdo para um blog é de extrema preciosidade, pois o blog te permitirá gerar conteúdos úteis e que de fato tenham relevância com seu público-alvo.

Não existem limites para os tipos de conteúdo que se pode produzir num blog.

O importante é que seu conteúdo seja estabelecido a partir de uma profunda análise acerca do que pode gerar mais interesse para a sua audiência.

Produção de conteúdo para o Blog

Produzindo este conteúdo relevante e utilizando algumas outras boas práticas, você fornecerá algo além do seu produto vendável pelo que seu cliente possa se interessar.

Contudo, muitas pessoas utilizam essa poderosa ferramente de forma infrutífera e até mesmo antiética, usando o famoso Ctrl C – Ctrl V para copiar conteúdos de outros locais e fazer uso deles sem incluir o devido crédito.

Esta prática muitas vezes é identificada pelo Google e os sites são punidos por praticá-las.

Então, saiba que ter um blog implica na produção de conteúdo, trabalho que demanda pesquisa, esforço e dedicação.

Apenas produzir conteúdo entretanto, não vai fazer com que você utilize os benefícios que um blog pode gerar.

Para que seu blog obtenha um bom alcance, você precisa:

  • Produzir conteúdo de qualidade;
  • Fazer com que ele seja compartilhado fora de seu site;
  • Utilizar técnicas de SEO para ter um bom rankeamento nos buscadores;
  • Identificar seu público-alvo e produzir conteúdo direcionado para quem quer atingir.

2 – Utilize técnicas de SEO para atrair clientes

Já explicamos aqui no blog que as técnicas de SEO dizem respeito ao conjunto de práticas relativas à produção de conteúdo – formatação do texto, uso de palavras-chave, etc.

Seu uso é completamente indissociável do sucesso de um blog.

Utilizar o blog como estratégia de Marketing Inbound para atrair clientes para o seu site demanda o uso das técnicas de SEO, pois é a partir delas que seu artigo será encontrado, seu blog acessado e, possivelmente, seu site também.

Utilizando estratégias de SEO, você poderá produzir artigos, títulos e intertítulos que contenham as palavras-chave que mais tem chances de ser a busca do seu potencial cliente no Google.

Como usar técnicas de SEO para atrair clientes

Para desempenhar da melhor forma possível o uso de palavras-chave, você deve formatar seu texto e trabalhar sua escaneabilidade em função de atingir o perfil do seu público alvo.

A depender do tipo de público que você quer atingir, pode usar também conteúdo em vídeo.

Muita gente na internet preza por conteúdo em vídeo pela praticidade e dinamismo no momento de consumir os conteúdos que buscam.

Uma prática muito comum para vender produtos, ideias e serviços é o vlogging.

Vlogs são ótimos meios de se gerar leads a partir de apresentação, propaganda ou comparativo de produtos, serviços e conteúdos.

Um dos modelos de vlogging mais comuns para atrair clientes é transformar o conteúdo dos seus artigos em vídeos, adaptando o texto escrito para um roteiro que você possa usar para gravar o vídeo.

Neste caso também é importante que o título, bem como as tags do seu vídeo, contenham palavras-chave.

3 – Saiba como usar as Redes Sociais para atrair clientes

Uma das (se não a) melhores formas de se gerar leads para o seu site e consequentemente, aumentar suas vendas, é utilizar as redes sociais para divulgar conteúdo do seu blog.

Para que seu site alcance melhores posições no ranking do Google, ele precisa ser entendido pelo próprio como uma autoridade no ramo, ou seja: tem que ser considerado um site relevante em relação ao tema de que trata.

Para que o Google considere o seu site uma autoridade no ramo, é necessário que o outros sites e páginas façam referência à ele.

Portanto, compartilhar nas redes sociais é extremamente importante, mas seu conteúdo também deve ser acessado de outras páginas da web.

Isso com certeza pode ajudar a fazer com que seu site seja visto pelo Google com bons olhos.

4 – Entenda o que é E-mail Marketing e como ele pode aumentar suas vendas

Há quem diga que esta é uma estratégia completamente defasada, mas há também quem defenda que o e-mail marketing é e continuará sendo uma das melhores ferramentas de geração de leads.

Fato é que sim, o e-mail marketing pode funcionar muito bem, mas, como tudo que se vai fazer na internet, é necessário que você entenda seu público-alvo.

Isto dirá a você se trabalhar com e-mail marketing pode ou não ser uma boa estratégia para que você atraia mais clientes ao seu site.

O e-mail marketing nada mais é que o envio sistemático de e-mails para uma lista de contatos que podem ter interesse em seu conteúdo, produto ou serviço.

Prática ainda muito comum no meio digital, o e-mail marketing pode ter diversos formatos e tratar de diversos assuntos, mas seu objetivo é sempre direcionar o leitor para o site.

Por isso, identificar o interesse de seu público alvo é necessário para saber que tipo de e-mail marketing enviar a ele.

Jamais envie Spam

Spans são aqueles e-mails indesejados que recebemos e já vão diretamente para uma caixa isolada na maioria dos provedores de e-mail.

Apenas esta informação já comunica que ninguém gosta de receber spam.

Por isso, não envie e-mails marketing com conteúdo sensacionalista ou clickbaits. 

Você também não deve encher as caixas de e-mails de seus contatos com muitos envios.

A única coisa que conseguirá com isso é que seu possível lead opte por se descadastrar e parar de receber seus e-mails.

Além do mais, mesmo que o envio de spans funcione por um  curto período de tempo, isso se tornará insustentável, além de prejudicar a imagem de sua empresa.

5 – Forneça Infoprodutos 

Infoprodutos são produtos que podem ser consumidos diretamente na internet ou através de download, como e-books, cursos, podcasts, dentre outros.

Com a finalidade de gerar leads para o seu site, você pode fornecer estes materiais ao seu público-alvo, gerando maior engajamento.

Ao clicar para baixar seu material ou ter acesso a ele, o possível lead vai fornecer um endereço de e-mail, dentre outras informações que você pode solicitar para liberar o acesso àquele produto.

Este e-mail é precioso para você, que quer converter seus leads em vendas.

Fornecer infoprodutos é uma ótima estratégia para se aproximar do seu potencial lead, pois você pode produzir exatamente aquilo que sabe ser do interesse de seu público-alvo.

6 – Faça análise de dados

Utilizando ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, por exemplo, você tem acesso a informações que vão te ajudar a refinar cada vez mais a escolha do seu público-alvo, bem como te permitir uma interação mais direcionada e pontual.

Através destas ferramentas é possível identificar de onde vem os cliques em suas publicações, os horários em que eles acontecem, as regiões de onde vem, dentre outros dados que lhe serão muito úteis no momento de traçar estratégias para aumentar suas vendas.

7 – Use ferramentas de conversão de lead

Aumentar o número de visitantes do seu site não é o mesmo que transforma-los em leads.

Os leads são aqueles potenciais clientes, pessoas que demonstram algum interesse pelo seu produto ou serviço.

Para que você possa identificar estas pessoas e trabalhar a fim de atingi-las, existem algumas ferramentas de captação de leads que você pode e deve incluir em seu site e em suas práticas online, como os call to action, os PopUps de saída ou botões de whatsapp, por exemplo, dentre outras.

Fonte: C2TI

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