Foto: Suelen Gonçalves

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) já recebeu 121 pedidos de candidaturas para cargos das eleições de 2018, de acordo com o balanço do Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (Divulgacand).

Até tarde deste sábado (11), o TRE/AM havia recebido:

  • 4 pedidos de candidaturas para governador do Amazonas;
  • 4 pedidos de candidaturas para vice-governador do Amazonas;
  • 4 pedidos de candidaturas para senador;
  • 30 pedidos de candidaturas para deputado federal;
  • 71 pedidos de candidaturas para deputado estadual;
  • 8 pedidos de registro de candidaturas para 1º e 2º suplentes.

A Secretaria Judiciária do TRE-AM funcionou das 8h às 14h deste sábado para receber ou prestar esclarecimento sobre o registro de candidaturas. De segunda a quarta-feira (15), o horário de recebimento se estende até as 19h. O prazo final para a entrega do registro de pedido de candidatura é dia 15 de agosto.

O primeiro pedido de registro de candidatura foi recebido no último dia 2. A eleição de 2018 será a primeira em que o registro deve ser feito integralmente por meio digital, não havendo a entrega de qualquer documento em papel.

A oficialização das candidaturas ocorre em duas etapas. A partir da convenção partidária, quando o partido escolhe seus candidatos e faz o requerimento do registro de candidaturas, que deve ser feito junto ao TRE.

O registro de candidaturas deve ser feito no mesmo sistema Candex, no qual o partido vai gerar uma mídia a ser entregue presencialmente no TRE.

O TRE-AM está agendando atendimento até dia 14. Com o horário agendado, o TRE dará atenção prioritária aos partidos. No dia 15 de agosto será o último dia de atendimento e os partidos que não agendaram serão atendidos.

O dia 18 de agosto é o prazo final para a Justiça Eleitoral enviar à publicação edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligações.

Fonte: G1 Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here