26 C
Manaus
domingo, fevereiro 17, 2019

Mesa Diretora da Câmara se reúne para analisar cassação de Maluf

Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados estão reunidos na manhã desta quarta-feira, 8, para decidir se cumprirão a determinação do Supremo Tribunal Federal de cassar o mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP).

A reunião está sendo realizada na Residência Oficial da Câmara, em Brasília. Além dos deputados, participam do encontro os advogados Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e Marcelo Turbay, que representam Maluf.

Faz mais de sete meses que o Supremo Tribunal Federal determinou à Mesa da Câmara que declarasse a perda da função do deputado, mas até agora os parlamentares não se pronunciaram sobre o assunto.

A ordem do STF foi dada depois que Maluf foi condenado pela Corte a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro desviado durante a sua gestão como prefeito de São Paulo. Ele foi preso em dezembro do ano passado e atualmente cumpre prisão domiciliar.

Na decisão, os ministros da Corte argumentaram que o regime fechado era incompatível com o exercício do mandato de deputado federal.

Como o Broadcast/Estadão mostrou em junho, integrantes da Mesa Diretora confessaram, nos bastidores, desconforto em cassar o mandato de um parlamentar eleito legitimamente. O argumento é de que se trata de um caso inédito e que esse tipo de julgamento deveria ser feito pelos 513 deputados no plenário e não por um colegiado formado por apenas sete congressistas.

Por enquanto, as sanções impostas pela Câmara a Maluf foram financeiras, como a retirada do direito ao apartamento funcional que ocupava em Brasília e do salário de R$ 33.763, além da verba de gabinete de R$ 101.971,94 e outros benefícios do cargo.

Fonte:Estadão Conteúdo

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.