EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Essencial Tipo...Você!

sábado, 20 abril, 2019

Deputados estaduais tomam posse na Assembleia Legislativa do Amazonas

Os 24 deputados estaduais eleitos na eleição de 2018 assumiram mandatos nesta sexta-feira (1º).

A solenidade de posse da 19ª legislatura ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus. Josué Neto foi eleito presidente da Mesa Diretora.

Dos 24 deputados estaduais, 12 são parlamentares que conseguiram se reeleger e outros 12 assumem primeiro mandato na função.

Logo após posse, os parlamentares elegeram a nova Mesa Diretora da Casa Legislativa para o biênio 2019-2020.

A solenidade contou com a presença do governador do Amazonas Wilson Lima e o desembargador Yedo Simões, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Josué Neto disse que a assembleia vai trabalhar com sentimento republicano e em conjunto com o governador durante a gestão no cargo.

“Quero deixar aqui nosso sentimento republicano no sentido de fazer com que essa casa possa trabalhar pelas necessidades do nosso povo do Amazonas.

Senhor governador, a partir de agora, sob condição de presidente da Casa, institucionalmente, vamos estender a mão para trabalhar em conjunto.

As cobranças, sugestões e críticas fazem parte da nossa democracia”, afirmou o deputado Josué Neto, em primeiro pronunciamento ao assumir pela terceira vez a presidência da ALE-AM.

Josué Neto e os demais 23 deputados estaduais não declararam oposição clara ao governo de Wilson Lima.

Questionado sobre essa conjuntura, por enquanto, favorável, Wilson Lima disse que a intenção é que mesmo independentes os poderes trabalhem juntos.

“Nós teremos muitas dificuldades pela frente, aliás, estamos tendo dificuldades.

Todo dia surgem problemas, não é fácil conduzido um estado como o Amazonas, dada logística, dados os problemas que nós encontramos e que não foram corrigidas antes.

O que estamos fazendo aqui é um projeto de construção, uma caminhada, que possamos caminhar juntos e encontrar uma solução.

As críticas vão haver e isso é normal, faz parte do processo democrático, mas o importante é que encontre um consenso e a gente consiga juntos resolver a situação ou pelo menos apontar o caminho”, comentou o governador.

Mesa Diretora

Por meio de votação aberta, os deputados escolheram Josué Neto como presidente da Aleam e os outros integrantes da Mesa Diretora – 1º, 2º e 3º vice-presidentes, secretário geral, 1º e 2º e 3º secretários, além do ouvidor e do corregedor. Somente uma chapa foi registrada.

Veja como ficou a composição da Mesa Diretora:

  • Presidente: Josué Neto
  • 1° vice-presidente: deputada Alessandra Campêlo
  • 2° vice-presidente: Dra Mayara Pinheiro
  • 3° vice-presidente: Roberto Cidade
  • Secretário Geral: delegado Péricles
  • 1° secretário: Cabo Maciel
  • 2° secretário: Augusto Ferraz
  • 3° secretário: Fausto Junior
  • Ouvidor: Felipe Souza
  • Corregedor: Abdala Fraxe

A deputada Doutora Mayara (PP), que foi parlamentar mais votada e renunciou o mandato vice prefeita de Coari, destacou na importância das mulheres na composição da Mesa Diretora.

“A deputada Alessandra entrou com emenda que o obriga a participação real das mulheres na Mesa Diretora. Obrigatoriamente, teremos duas mulheres participando. Isso é um ganho para todo estado porque as mulheres poderão decidir sobre nosso futuro. Quero ajudar, contribuir e participar. Ser uma deputada participativa para contribuir para que o estado avance. Com certeza uma das minhas bandeiras é a saúde diante do caos que se encontra a saúde. A partir de agora todos os eleitos tem que trabalhar para que essa realidade mude”, disse.

O deputado estadual mais votado em Manaus, o delegado Péricles Nascimento, assume primeiro mandato e afirma que irá trabalhar pela segurança, além dos serviços básicos que o poder público é responsável.

“Sabemos da nossa responsabilidade e por isso nos dedicamos, formamos uma equipe técnica profissional, desde dezembro fiz um processo seletivo e escolhi para meu gabinete pessoas qualificadas para que ajudem a desempenhar um bom trabalho durante meu mandato. Eu como delegado de polícia o foco principal é segurança pública, mas não podemos esquecer os outros segmentos como saúde, que estamos agora com um problema sério, educação e o sistema básico como um todo”, disse deputado Péricles.

Novos Deputados

  1. Drª Mayara (PP)
  2. Roberto Cidade (PV)
  3. Delegado Péricles (PSL)
  4. Wilker Barreto (PHS)
  5. Saullo Vianna (PPS)
  6. Joana Darc Protetora Animais (PR)
  7. João Luiz (PRB)
  8. Fausto Júnior (PV)
  9. Prof. Therezinha Ruiz (PSDB)
  10. Felipe Souza (PHS)
  11. Carlinhos Bessa (PV)
  12. Álvaro Campelo (PP)

Reeleitos

  1. Abdala Fraxe (PODEMOS)
  2. Adjuto Afonso (PDT)
  3. Alessandra Campelo (MDB)
  4. Belarmino Lins (PP)
  5. Cabo Maciel (PR)
  6. Dermilson Chagas (PP)
  7. Dr. Gomes (PRP)
  8. Josué Neto (PSD)
  9. Ricardo Nicolau (PSD)
  10. Serafim Corrêa (PSB)
  11. Augusto Ferraz (DEM)
  12. Professor Sinesio (PT)

Os deputados foram convocados para a solenidade de abertura dos trabalhos da 1ª. Sessão Legislativa da 19ª legislatura que será na próxima terça-feira (5), às 10h, com a Mensagem do Governador Wilson Lima.

Fonte: G1 Amazonas

1 COMENTÁRIO

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.