Aleam reconhece o trabalho do médico Silas Avelar para o Amazonas
Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), entregou, nesta sexta-feira (12), o Título de Cidadão do Amazonas ao cirurgião cardiovascular Silas Fernandes de Avelar, em reconhecimento ao trabalho que o médico vem desenvolvendo no Amazonas nos últimos 12 anos.

“Esta Casa se sente com o sentimento de dever cumprido em fazer essa justa homenagem a quem nasceu com o dom de salvar vidas. Obrigado por ter escolhido o Amazonas para viver, morar e exercer um trabalho digno que faz bem à nossa sociedade. Parabéns e seja bem vindo novo caboclo amazonense ao novo berço da sua vida”, disse Josué Neto, autor do projeto que propôs a homenagem.

O médico Silas Avelar, é natural de Ceres, interior de Goiás, mas mora há 12 anos no Amazonas, onde já realizou mais de seis mil cirurgias e é destaque em procedimentos nunca realizados antes na capital amazonense.

Agradecimento

Em seu discurso, o médico agradeceu ao deputado Josué pela homenagem e a todos seus familiares, amigos e pacientes. “Quero agradecer esse reconhecimento, agradecer à minha família, as pessoas que trabalham comigo, toda minha equipe e agradecer aos meus pacientes em especial”, disse.

Silas também falou sobre a importância da sua especialidade para diversas áreas da medicina. Segundo ele, a cirurgia cardiovascular introduziu técnicas, conceitos, expertises em muitas outras áreas, citando que a circulação extracorpórea (substituição temporária das funções de órgãos vitais de um paciente, como coração e pulmão, quando eles estão inoperantes durante uma complexa cirurgia cardíaca, por exemplo), “é um avanço tão significativo como a ida do homem à lua”.

Deputados

Participaram da Sessão a deputada Alessandra Campêlo (MDB), o deputado Belarmino Lins (PP), além de familiares, amigos e pacientes do médico, dentre eles, o ex-deputado estadual, Nonato Lopes e o Subsecretário Municipal de Gestão de Limpeza Pública, Eisenhower Pereira Campos, que representava o prefeito Arthur Neto, na solenidade.

Este último destacou a competência do profissional.

Paciente

“Agora dia 14 completam três anos que fui operado pelo doutor e me sinto muito grato e emocionado nesta ocasião. Existem dois cirurgiões mais importantes no Brasil, sendo que o Silas é o melhor. Quero parabenizar esta Casa e dizer que é a mais verdadeira e justa homenagem que já se prestou aqui a um profissional discreto, que vive para o trabalho, família e exerce a medicina como um sacerdócio”, destacou Eisenhower.

O Titulo

O Título de Cidadão do Amazonas visa homenagear personalidades que tenham prestado ao Estado, e ao povo, relevantes serviços, em qualquer campo de atividade, pessoal e diretamente. A entrega da honraria foi aprovada por unanimidade em novembro do ano passado.

Veja>>  Arthur sugere que se a Amazônia fosse alemã receberia mais atenção

Texto: Assessoria do Deputado

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.