June 2, 2016; Oakland, CA, USA; Cleveland Cavaliers forward LeBron James (23) controls the ball against Golden State Warriors Stephen Curry (30) during the first half in game one of the NBA Finals at Oracle Arena. Mandatory Credit: Bob Donnan-USA TODAY Sports

Uma vitória!

É isso que resta para que o Golden State Warriors passe pelo Cleveland Cavaliers novamente e comemore o título da NBA pela terceira vez em quatro anos.

Mas a questão vai muito além de um troféu. A história pode ser reescrita caso os Warriors consigam a varrida nesta sexta-feira – o Jogo 4 da série começa às 22:00 (de Brasília), com transmissão exclusiva da ESPN e WatchESPN.

0-131

Além de encarar Durant, Curry e os Warriors, LeBron terá de desafiar o maior tabu da NBA. Nunca um time, na história da liga, conseguiu reverter um 3 a 0 numa série de playoff.

Isso sem mencionar que Cleveland se tornou a primeira franquia a perder os três primeiros jogos em Finais consecutivas.

Em Finais, 13 times já estiveram nesta situação. Claro, todos acabaram com o vice-campeonato.

Se a virada é “impossível”…

Se levarmos em conta que uma virada não deve acontecer, qual pode ser o resultado das Finais?

Das 13 vezes que isso aconteceu na série decisiva da NBA, oito delas terminaram com uma varrida. Duas foram resolvidas em cinco jogos, e outras duas em seis. Apenas o New York Knicks de 1951 forçou um Jogo 7. Na época, o Rochester Royals abriu 3 a 0, permitiu o empate, mas acabou com o título.

LeBron contra a varrida

Uma desvantagem de 3 a 0 não é algo novo para James em Finais. Das nove vezes que disputou o título, a estrela dos Cavs já encara essa situação pela 3ª vez.

Em 2007, contra o San Antonio Spurs, 24 pontos, 10 assistências e 6 rebotes, mas derrota por 83 a 82 e varrida consolidada. Dez anos depois, em 2017, 31 pontos, 11 assistências e 10 rebotes – os Cavs venceram os Warriors por 137 a 116, só que foram derrotados em cinco partidas.

Marca ruim, grande companhia

Uma derrota para os Warriors no Jogo 4 colocaria LeBron em um grupo formado por apenas quatro nomes.

Somente Magic Johnson (83 e 89), Kareem Abdul-Jabbar (83 e 89), Michael Cooper (83 e 89) e Wes Unseld (71 e 75) foram varridos mais de uma vez nas Finais – só para se ter uma ideia, os quatro, juntos, somam 16 títulos.

Fonte: ESPN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here