Medina comete falha e definição do título mundial
Medina comete falha e definição do título mundial - Foto: Reprodução

O título do Circuito Mundial de surfe (WCT) será definido no Havaí. Neste domingo, o bicampeão mundial e atual líder do ranking Gabriel Medina foi eliminado da penúltima etapa da temporada, em Peniche (POR), e perdeu a chance se assegurar o tri por antecipação.

O vice-líder Filipe Toledo avançou às quartas, que serão disputadas nesta segunda-feira, a partir das 4h (de Brasília), e esquentou a briga pela taça.

Medina deixou a competição portuguesa devido a uma interferência em uma bateria que parecia tranquila no início, contra o compatriota Caio Ibelli.

O favorito tinha duas notas que o fariam vencer tranquilamente a disputa (8,17 e um 6,17), em mais um dia marcado por condições ruins para surfar.

Mas o astro perdeu a segunda marca ao pensar que teria prioridade em uma onda do rival. Logo depois, Ibelli conseguiu 3,10 para somar com os 5,40 obtidos anteriormente e totalizar 8,50.

Leia Também:A guerreira Rafaela Silva e a supremacia no judô em Wuhan

Seu rival na busca por um lugar na semi será o compatriota Peterson Crisanto, que eliminou Jesse Mendes por 14,34 a 12.46.

O erro de Medina pode custar caro. O astro, que chegou a Portugal com 48.015 pontos, somará 3.320 com o último resultado e chegará à decisão, no Pipe Masters, entre os dias 8 e 20 de dezembro, com 51.335.

Já Filipe, que tinha 45.730, garantiu ao menos 4.745 pontos com a classificação para as quartas.

Ele derrotou o australiano Wade Carmichael por 14,60 a 9,27 e terá agora pela frente o japonês Kanoa Igarashi. Caso vá à semi, Toledo ultrapassará a soma de Medina.

Outros surfistas ainda podem tirar o título de Gabriel. O sul-africano Jordy Smith, terceiro no ranking da WSL, venceu o americano Griffin Colapinto por 10,84 a 3,86 e enfrentará o americano Kolohe Andino, que superou Michel Rodrigues (14,84 a 11,57).

Quarto colocado no ranking, Italo Ferreira também segue vivo em Peniche e corre por fora na disputa pelo título mundial.

Ele venceu o americano Conner Coffin por 13,83 a 10,83 e se garantiu nas quartas de final. O desafio será contra o australiano Jack Freestone.

Tatiana vai às quartas e se garante em Tóquio-2020

A brasileira Tatiana Weston-Webb está garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Neste domingo, ela despachou a americana Coco Ho por 14,67 a 10,80 e vai enfrentar a australiana Sally Fitzgibbons por uma vaga na semifinal em Portugal.

Com o resultado, a gaúcha já assegurou um lugar entre as oito melhores do Circuito, com o limite de duas atletas por país.

Outra brasileira que busca a classificação é Silvana Lima. A cearense, 12ª do ranking, foi eliminada pela americana Lakey Peterson por 13,43 a 8,54.

Cada país poderá ter no máximo quatro representantes (dois homens e duas mulheres) no Japão. No masculino, Medina, Filipe e Italo disputam as duas vagas do Brasil.

Fonte: Lance!

1 COMENTÁRIO

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.