Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Frankie Edgar estreia no peso-galo do UFC com vitória

Ex-campeão dos pesos-leves mostra preparo físico invejável aos 38 anos, triunfa por decisão dividida contra brasileiro, atual número cinco do ranking da categoria e dispara: "Estou de volta"

Publicado em

Se alguém tinha dúvidas se Frankie Edgar poderia ser um nome a ser considerado para o topo do peso-galo do UFC, agora já não tem mais.

Com uma atuação sólida diante de Pedro Munhoz, o atual número cinco do ranking da categoria, o veterano americano de 38 anos de idade conseguiu vencer em sua estreia na divisão por decisão dividida dos juízes (48-47, 46-49 e 48-47).

Com a vitória, o americano se torna o 12º lutador da história do UFC a vencer lutas em três categorias de peso, e aumentou seu recorde de mais tempo dentro do octógono para 7h40m51s.

Continua depois da publicidade

É bom voltar a vencer. Muita gente falou que eu estava velho, e eu provei o contrário. Ele é o número cinco do ranking, e essa vitória me coloca no top 5 aos 38 anos de idade.

Leia também: Ricardo Zonta vence a Corrida do Milhão Solidário na Stock Car

Ele me castigou com os chutes baixos, mas eu aguentei firme e fui até o fim. Só posso dizer que estou de volta e agora vou com a minha família comer alguns cheeseburguers – disse Edgar após a luta.

A luta

O primeiro round começou com Pedro Munhoz acertando dois bons chutes nas pernas de Frankie Edgar, fazendo o americano perder o equilíbrio.

O brasileiro partia para o ataque, e acertava bons golpes, mas falhava na defesa e recebia bons contragolpes.

Os dois lutadores mostravam boa precisão nos golpes, e também bastante velocidade. O round terminou com ambos os atletas conectando golpes sem muita contundência.

Pedro Munhoz atacou as pernas de Frankie Edgar durante toda a luta. O americano deixou o octógono mancando — Foto: Getty Images
Pedro Munhoz atacou as pernas de Frankie Edgar durante toda a luta. O americano deixou o octógono mancando — Foto: Getty Images

O ritmo acelerado de luta se manteve no segundo round. Tanto Edgar quanto Munhoz buscavam o combate e se movimentavam muito.

O brasileiro apresentava um corte no supercílio esquerdo, e quase foi posto para baixo pelo americano, mas conseguiu evitar ser dominado no chão. Edgar seguia se movimentando constantemente e buscando as quedas, mas sem sucesso até o fim do round.

O terceiro round manteve o ritmo dos rounds anteriores. Os dois atletas mostravam bom preparo físico, mas Frankie Edgar deixava claro que usaria os contra-ataques como estratégia.

A cada ataque do brasileiro, ele respondia com golpes mais rápidos, o que mantinha Munhoz sem conseguir dar sequência à sua tática ofensiva.

Frankie Edgar mostrou mais precisão que Pedro Munhoz na trocação — Foto: Getty Images
Frankie Edgar mostrou mais precisão que Pedro Munhoz na trocação — Foto: Getty Images

Frankie Edgar buscou a derrubada logo no início do quarto round, mas Pedro Munhoz ergueu-se rapidamente e conectou dois diretos consecutivos na cabeça do americano.

Luta equilibrada

A luta era bem equilibrada, e os dois lutadores mantinham um ritmo muito alto, provando que estavam em ótima forma física. Os dois trocaram golpes em velocidade até o intervalo.

Frankie Edgar conquistou contra Pedro Munhoz a sua primeira vitória no peso-galo do UFC — Foto: Getty Images
Frankie Edgar conquistou contra Pedro Munhoz a sua primeira vitória no peso-galo do UFC — Foto: Getty Images

No quinto e último round, Frankie Edgar finalmente mostrou algum desgaste físico com perda de velocidade nos golpes. Pedro Munhoz conseguia conectar melhores socos e chutes nos primeiros minutos de disputa.

O brasileiro conseguia acertar mais chutes, mas Edgar não ficava atrás nos ataques com as mãos.

Os dois tomaram cuidados defensivos no fim do round, para não correrem o risco de sofrerem um knockdown nos instantes finais da disputa.

Fonte: Combate

Categoria

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X