D24AM: Rio Negro Challenge Amazônia
D24AM: Rio Negro Challenge Amazônia

A quinta edição do Rio Negro Challenge Amazônia será realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, na praia da Ponta Negra (zona oeste).

Tradicional do calendário esportivo local, o evento de natação em águas abertas vai contar com dez atletas de cinco países diferentes, que vão encarar 8,5 km de rio, ao disputar a Travessia Almirante Tamandaré.

Estão confirmados os atletas Paula Ruiz, Maria Vilas, Maria Claro e Guillem Pujol da Espanha. De Portugal vem Angélica André e o Equador será representado por Esteban Enderica.

Diretamente do Peru, virá Maria Alejandra Bramont e Alonso Castro. A França vai brigar pelo pódio com Axel Reymon e Fernando Ponte é o representante do Brasil.

As inscrições para o Rio Negro Challenge Amazônia estão abertas e podem ser feitas pelo www.rionegrochallenge.com.br.

Ao todo, o desafio engloba seis provas: Rio Negro Champions, Relay 3×500, Maratona Aquática de 500m, 1,5km e 3km, além da Travessia Almirante Tamandaré.

A Relay é a única que será realizada no dia 7 de dezembro, com largada no Píer do Tropical, às 7h30. As demais ocorrem no dia 8 de dezembro, com largada na Ponta Negra, a partir das 7h30.

Dona do recorde nacional e seis pódios nos Campeonatos Nacionais pelo clube Fluvial Portuense, Angelica André vem pela segunda vez para o evento na capital amazonense.

A atleta estreou no Rio Negro Challenge Amazônia em dezembro de 2018, encarando a Almirante Tamandaré e vencendo a prova em 02h10min19seg.

“Essa prova foi muito importante para mim, devido a água quente que não estou acostumada. Foi uma superação mesmo. Foi realmente muito bom nadar em Manaus, adquirir experiência e fiquei satisfeita com o resultado”, destacou Angélica.

Representante do Brasil e um das grandes referências do esporte no País, Fernando Ponte é atleta do Grêmio Náutico União.

O campeão brasileiro ficou em quinto lugar na prova de 5 km do Mundial Fina de Águas Abertas, melhor resultado do Brasil na história da prova, além de ficar com a medalha de bronze na sexta etapa do Fina Marathon Swim World Series, realizado no Canadá.

“Vamos ter a nata da natação no Amazonas, pois teremos grandes nomes da natação internacional, que figuram nas principais competições do mundo, como também os técnicos desses atletas, que são extremamente renomados”, disse o organizador do evento, Pierre Gadelha.

Pierre ainda fez questão de frisar que a disputa dos atletas profissionais vai fazer parte da categoria Elite da Almirante Tamandaré, com largada às 7h30, enquanto que os demais participantes da prova participarão da categoria Amador, com início às 7h40.

Leia Também: Bruno Henrique impulsiona o Flamengo antes de jogo do ano

Intercâmbio

De acordo com Pierre Gadelha, o evento oferecerá ainda uma prova com competitividade internacional e que serve de intercâmbio para os nadadores amadores que participarão.

A expectativa é que mais de 100 atletas, de diversos estados do País, participem do desafio.

“Temos atletas de referência no Amazonas e em todo Norte do País que vão participar do desafio, mas muitos também que enxergam a prova como uma possibilidade de criar experiência, ver de perto o desempenho de profissionais e aprender. Estamos felizes de como o evento vem crescendo e provando seu valor localmente, nacionalmente e, agora, até internacionalmente. Isso é bom para todos, não só para a natação em águas abertas, mas para o turismo esportivo, para a economia do nosso Estado”, ressaltou Pierre.

Rio Negro Champions – 8,5Km

Prova que desafia grandes nomes do circuito nacional e internacional da natação de águas abertas. Neste ano, os protagonistas ainda serão revelados.

Em 2018, a briga foi entre a campeã olímpica Sharon van Rouwendaal e a tetracampeã mundial Ana Marcela Cunha.

Relay 3x500m

Esta será a segunda vez que o Relay vai acontecer. A prova, dia 7 de dezembro, será desenvolvida em equipe de três atletas, em que cada participante nada 500 metros.

A premiação será para a categoria Absoluto.

Maratona Aquática

Prova de 500 metros para crianças de 8 a 13 anos, além do desafio de 1,5 km e 3 km no formato de circuito com boias.

A premiação será medalhas para os três primeiros lugares de cada categoria.

Travessia Almirante Tamandaré

Tradicional prova de natação de águas abertas, com percurso de 8,5 Km. Saída da Ponta do Camaleão e chegada na Praia da Ponta Negra.

Premiação com troféus para os cinco primeiros colocados geral (masculino e feminino) e premiação com medalhas para os três primeiros lugares de cada categoria.

A inscrição desta prova terminou em agosto e soma 70 participantes.

Fonte: D24AM

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.