Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Está pensando em empreender : Confira 5 dicas de ouro

Publicado em

No dia a dia, as pessoas comumente associam o perfil do empreendedor brasileiro aos grupos mais privilegiados da população, criando uma série de obstáculos mentais para não iniciar a própria atividade econômica.

O que acontece é que essa visão é incompatível com as pesquisas e análises objetivas a respeito do tema — em muitos pontos, os estudos dizem justamente o contrário.

Confira 5 dicas para quem quer empreender

A existência de obstáculos não é motivo para desistir de uma boa ideia, certo? Diante disso, felizmente, muitas pessoas persistem no seu objetivo e não desanimam com as adversidades que enfrentam diariamente — contribuindo, assim, para a capacidade empreendedora do Brasil.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem tem o desejo de iniciar o seu empreendimento. Confira!

1. Fale sobre a sua ideia

O medo de alguém roubar os seus planos não deve privar de receber contribuições significativas. Isso não quer dizer que é necessário sair falando da sua ideia para toda e qualquer pessoa, mas escolher algumas que irão ajudá-lo a melhorar ainda mais o seu modelo de negócio com feedbacks úteis.

2. Busque ajuda se for necessário

Não pense que você precisa chegar a todas as respostas e soluções sozinho. Ter dúvidas é normal, assim como não saber lidar com elas. Logo, se for o caso, procure algum tipo de ajuda para dar continuidade ao seu negócio.

Incubadoras, programas de aceleração, investidores, mentores, entre outros recursos podem ser substanciais para o seu êxito. Só tome cuidado para fazer uma boa escolha e analisar como cada opção pode agregar ao seu projeto. Busque sinergia!

3. Crie uma cultura organizacional

Desde o começo, lembre-se de que é importante criar uma cultura para a sua empresa. Caso contrário, há o risco de que a desorganização se torne prejudicial em algum momento, ou então o risco de fazer com que o negócio gire em torno do comportamento do seu dono.

Essas alternativas tendem a impedir que a organização cresça com valores e metas bem definidos. O time precisa de uma referência para trabalhar de forma orientada e sustentável — portanto, não deixe para pensar nisso na última hora.

4. Aceite que falhas acontecem

Ao decidir colocar em prática uma ideia e fazer dar certo o negócio, é claro que fazemos o possível para que isso aconteça da melhor forma, não é mesmo? Porém, nem sempre conseguimos perfeição em tudo e falhas ocorrem naturalmente.

Nesse momento, tenha a consciência de que tentar é melhor do que ficar parado. O sucesso das startups, em grande parte, vem da agilidade com que elas se propõem a testar, validar, voltar atrás, corrigir e continuar. Portanto, não fique preso aos erros e toque o barco para frente.

5. Persista

Empreender não vai ser sempre fácil. Aliás, em várias ocasiões vai parecer muito mais difícil do que se imagina. Apesar disso, seja persistente e busque forças para continuar — pouquíssimas trajetórias de sucesso acontecem do dia para a noite. Então, não desanime!

Um panorama sobre o futuro no país

Por fim, depois de tantas informações sobre o assunto, vale finalizar com um breve panorama sobre o futuro do empreendedorismo no Brasil. Ainda que seja complexo definir uma perspectiva certeira, há alguns pontos que devem ser considerados.

As complicações existem, e o país é reconhecidamente desafiador para os empreendedores. Ao mesmo tempo em que as crises dificultam os negócios, elas representam chances de identificar boas oportunidades.

Isto é, em um ambiente em que os desafios são muitos, é imprescindível juntar forças para tentar vencê-los. A formação de um verdadeiro ecossistema empreendedor é um caminho para tentar criar histórias bem-sucedidas acima de tudo.

A união de pessoas de todas as regiões, segmentos, cor, raça ou gênero é importantíssima em um momento político e econômico bastante turbulento.

É preciso usar essa pluralidade para ter uma voz mais forte e começar a dar alguns passos rumo a um futuro próspero. Mesmo que a caminhada seja longa, é hora de plantar as sementes para poder esperar bons frutos.

Agora que já conhece um pouco mais sobre o perfil do empreendedor brasileiro, aproveite para refletir qual é o papel que você deseja desempenhar nesse cenário. Empreender é uma aventura que exige muita dedicação, mas que, com certeza, oferece grandes realizações!

Por: Blog unyleya

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em