Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Empreender onde e por quê?

Publicado em

Todos nós já estamos habituados com as palavras “empreender”, “empreendedorismo” e “empreendedor”, não é? No atual mercado brasileiro, o empreendedorismo é frequentemente apontado por especialistas como o caminho para o sucesso.

Apesar de esses termos terem saído do mundo dos negócios para o nosso cotidiano, seus significados são bem mais amplos do que a maioria de nós imagina.

Hoje eu vou te ajudar a entender o que é empreendedorismo, o que caracteriza um empreendedor e por onde começar a empreender. Preparado? Então vamos lá!

O que é empreendedorismo?

Continua depois da publicidade

Empreendedorismo é a habilidade de identificar problemas, aproveitar oportunidades para desenvolver soluções e, então, investir na criação de algo inovador. Isso não se aplica apenas para a criação de novos negócios comerciais. Pode ser um projeto, um movimento ou uma instituição sem fins lucrativos.

Da mesma forma, é possível empreender dentro de uma organização ou negócio que já existe. Afinal, trazer para sua empresa um produto ou serviço inovador, ou explorar uma nova área, também é empreendedorismo.

Leia também: Cinco dicas para começar a empreender

Um dos economistas mais famosos do século 20, Joseph Schumpeter, acredita que o empreendedorismo está diretamente relacionado à inovação. Para ele, empreendedor é aquela pessoa capaz de transformar uma ideia em uma inovação de sucesso.

Empreender envolve iniciativa, criatividade, visão, estratégia, disposição e inovação. É solucionar problemas e superar desafios.

Quais são as características de um empreendedor?

Agora que você compreendeu como o conceito de empreendedorismo é bem amplo, vamos falar sobre o que é ser um verdadeiro empreendedor.

Um verdadeiro empreendedor é aquele que se arrisca, sai da sua zona de conforto, enxerga oportunidades onde ninguém mais vê e transforma sonhos em ações.

É importante saber que isso não é um dom que apenas algumas pessoas podem ter. As pessoas têm diferentes personalidades, vivências, experiências e realidades e não existe um perfil certo para empreender.

Mas algumas características são fundamentais para uma mente empreendedora e, não se engane, todas essas características podem ser desenvolvidas e aprimoradas.

O primeiro passo é encontrar o seu propósito. Você precisa decidir sair da sua zona de conforto e buscar o que realmente te interessa. O que te deixa insatisfeito? O que você quer mudar? Que problemas quer resolver?

Não importa se o seu propósito é sair do seu emprego e começar um negócio próprio, investir em um projeto pessoal ou usar sua ideia inovadora para ajudar alguém. Você precisa começar.

A capacidade de tomar iniciativa é extremamente importante. Não espere alguém lhe dizer que um problema precisa ser resolvido. Procure sempre por novas formas de fazer as coisas e proponha suas ideias em voz alta.

Disciplina e dedicação são características indispensáveis. Seja qual for o seu empreendimento, ele exigirá tempo, esforço e persistência. Um empreendedor deve entender que existirão muitas dificuldades, desafios e fracassos durante o caminho até o sucesso. É preciso encarar e superar um a um, até que tudo finalmente esteja como você idealizou.

Um bom empreendedor nunca perde sua vontade de aprender. Não importa quanto você já conquistou, tenha humildade para reconhecer que sempre há o que aprender e qualquer pessoa tem algum conhecimento para compartilhar com você.

Faça cursos, assista a palestras, leia de tudo. Mas aprenda também com experiências e com as pessoas ao seu redor: seus sócios, mentores, clientes, funcionários.

Trabalhe a sua autoconfiança, para que você saiba valorizar suas habilidades, talentos e opiniões. Confiar em si mesmo é importante para propor ideias, soluções e inspirar a confiança dos outros em você.

A criatividade é outro traço muito característico do bom empreendedor. É essencial exercitar a capacidade de inovação para enxergar soluções criativas e evoluir constantemente. Pense fora da caixinha!

Outras características como otimismo, coragem, adaptação, profissionalismo, empatia, visão estratégica, foco e boa comunicação também devem ser exploradas e trabalhadas para que você cresça não apenas como empreendedor, mas como ser humano!

Por que empreender?

O empreendedorismo, sem dúvida, é o que faz o mundo girar. Isso acontece porque movimenta a economia, gera oportunidades de empregos, abre espaço para inovações e tecnologias e desenvolve a sociedade em que vivemos.

O cenário econômico no Brasil é cada vez mais favorável para o empreendedorismo. Afinal, não é à toa que o povo brasileiro é reconhecido por sua criatividade. Mas por que você deveria se tornar um empreendedor?

Independência financeira

Esse é um dos principais motivos para a maioria das pessoas que decide investir no sonho de empreender. Com seu próprio negócio, você é o único responsável pela sua renda.

Claro, os seus ganhos dependem de inúmeros fatores além do seu trabalho. Mas você não estará mais nas mãos das decisões do seu chefe e do capital da empresa, por exemplo.

Além disso, com o seu próprio negócio, você tem a possibilidade de evoluir, inovar e explorar novas coisas. Dessa forma, seus lucros sempre podem aumentar. Não há limites para o crescimento!

Trabalhar com o que você ama

Todo empreendedor escolhe trabalhar com o que lhe dá prazer, aquilo faz que seus olhos brilharem. A paixão por alguma área, atividade ou causa é um grande motivador para a escolha de abrir um negócio próprio.

No início, você provavelmente terá que dedicar mais tempo e esforço a isso, mas a felicidade de trabalhar com o que você ama é recompensadora. Se você está insatisfeito, triste e desmotivado com a sua profissão atual, talvez seja a sua hora de empreender!

Flexibilidade

Quando você é o seu próprio chefe, tem autonomia para escolher seus horários e local de trabalho. Geralmente, é um desafio conciliar um emprego de tempo integral com filhos, família, lazer e estudos. A flexibilidade em poder trabalhar nos lugares e horários que preferir é uma das maiores vantagens de escolher empreender!

Liberdade e segurança profissional

Como empreendedor, você não precisa mais se preocupar em ser demitido, não concordar com os valores da empresa ou em não ter suas ideias e opiniões levadas em consideração.

Além da segurança profissional, no seu negócio próprio você tem liberdade e autonomia para tomar decisões, arriscar no que você acredita e apostar em inovações, por exemplo.

Seu empreendimento é um legado

Com dedicação, tempo e empenho, o seu negócio pode atingir estabilidade e conquistar prestígio no mercado.

Dessa forma, as próximas gerações da sua família também terão segurança profissional e colherão os frutos do seu trabalho. Além de que, é claro, sempre se lembrarão de que tudo começou com uma ideia sua.

Satisfação e realização pessoal

A satisfação de ver uma criação sua ajudando pessoas, transformando o mercado e gerando empregos é única.

Além de todas as conquistas financeiras, empreender também te proporciona a realização de outras metas e objetivos pessoais, como o aumento da qualidade de vida, a possibilidade de fazer coisas para as quais você não tinha tempo e passar mais tempo com a família, por exemplo.

Onde empreender

São infinitas as possibilidades para empreender. Mas lembre-se de que essa escolha deve ser feita com base no seu propósito, nos seus sonhos e objetivos. Invista em uma área que você gosta, entende ou tem afinidade.

Independente da atividade que escolher, é imprescindível ter planejamento e estratégia, um projeto bem detalhado e um plano de negócios. Nessa etapa, mentores e especialistas do seu segmento podem ser uma grande ajuda.

Um novo negócio pode ter vários objetivos, como, por exemplo: atender a demanda de algum produto/serviço escasso em uma localidade; criar um produto/serviço novo para um público novo ou melhorar e modernizar um produto/serviço já existente.

Enxergar as oportunidades está na essência do empreendedor, lembra?

Mas o empreendedorismo também pode se manifestar fora do mundo dos negócios. Por isso, vou te mostrar um pouco dos três principais tipos de empreendedorismo.

Empreendedorismo corporativo

O empreendedorismo corporativo abrange a identificação, desenvolvimento e implementação de novas ações, oportunidades e soluções dentro da estrutura de um negócio ou empresa já existente.

Isso pode acontecer através da exploração de uma nova área, da criação ou melhoria de um produto/serviço oferecido ou até o aperfeiçoamento dos processos internos da empresa.

O objetivo do empreendedorismo corporativo é incentivar a inovação no mercado.

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social se baseia na solução de problemas do âmbito social. O objetivo deste é impactar positivamente a vida de uma comunidade ou da sociedade em geral.

As ideias e inovações geram desenvolvimento e inclusão social, qualidade de vida, democratização do acesso à cultura e educação, melhorias ambientais, entre outros.

O que diferencia o empreendedorismo social do empreendedorismo corporativo e individual é que este não tem fins comerciais nem visa lucro para os empreendedores.

Empreendedorismo individual

Chegamos ao mais popular tipo de empreendedorismo. Afinal, a maioria das pessoas associa esta palavra a um negócio próprio.

O empreendedorismo individual se refere à criação de novos negócios e empresas e tem como objetivo atender uma necessidade do mercado. Isso pode acontecer com a criação de um novo produto/serviço ou inovação de algum já existente.

Esse tipo de empreendedorismo inclui negócios informais, pequenas empresas e até franquias conhecidas.

Agora que você conhece bem o mundo do empreendedorismo e sabe o que é preciso para ser um bom empreendedor, é hora de colocar a mão na massa e começar a seguir o seu sonho! Escolha o seu nicho, seu tipo de empreendedorismo e organize suas ideias e ações.

Pratique o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, aprenda, escute. Você já está pronto para começar!

Essa será uma jornada longa, com altos e baixos e, por vezes, solitária. Mas o sucesso, realização e satisfação que você alcançará, farão valer a pena todos os desafios.

Comece hoje a empreender, busque por conhecimento, questione por que as coisas são feitas assim, exercite sua criatividade. Comece a empreender no seu dia-a-dia, na sua casa, na sua família. Diga suas ideias em voz alta e tome a iniciativa de propor algo melhor.

Saia da sua zona de conforto. Não existe o momento certo, não existem as condições perfeitas.

Todo empreendedor começou do zero. E você pode começar agora!

Fonte: R7

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X