EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

18º Semana Nacional de Museus tem programação virtual

Publicado em

A pandemia ocasionada pela covid-19, implantou regras de isolamento social pelos quatros cantos do mundo, com isso, cidades, museus e demais espaços turísticos encontram-se fechados, mas, esses espaços passaram a fazer programações via internet, permitindo assim um tour virtual. 

Na data de 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus e em comemoração à data, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), promove a 18ª Semana de Museus, que neste ano será diferente, onde sua realização será por meio virtual e é uma ação de promoção dos museus brasileiros, onde une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. 

O tema deste ano é: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Toda programação tem como objetivos o de aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país.  

Diversos locais pelo Brasil estão participando da 18ª Semana Nacional de Museus, entres eles o Museu do Diamante (MG) e do Museu Imperial (RJ), o Museu Casa Histórica de Alcântara (MA) e o Museu Casa da Hera (RJ) que lançarão os seus acervos online, Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, prepara a exposição virtual e gratuita a Native Brazilian Music: 80 anos e em Manaus o Museu Amazônico integra a Semana. 

Museu Amazônco integra a 18ª Semana Nacional de Museus
Museu Amazônco integra a 18ª Semana Nacional de Museus (Foto: Reprodução)

O Museu Amazônico estará com programação em seu facebook, onde o visitante poderá conhecer um pouco mais a respeito das divisões e membros da equipe de trabalho no Museu Amazônico e no Instagram onde acontecerão lives com temas variados. 

Programação Museu Amazônico 

18/05 – Projeto de contação de história “Te conto no Museu” às 14h, com Katty Nunes, no Instagram @museuamazonico. 

19/05 – Trabalho educativo dos centros culturais, em particular os Museus, às 10h, com Ricardo Lopes, pedagogo da Secretaria de Cultura. 
20/05 – As relações da Ciência com o Mundo Geek, às 16h, com Jhonatan Xavier. 

22/05 – No YouTube, canal Divulgação Cientifica online, acontece às 14h, uma interação com os alunos do curso de divulgação cientifica em tempos de pandemia, com Argicely Azevedo.  

A 18ª Semana Nacional de Museus acontece de 18 a 24 de maio, e vêm com o intuito de difundir as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando uma experiência bem significativas aos visitantes dos museus. 

Vamos participar? Em casa é claro! A programação tá bem chibata e pode ser consultada por meio do site do Instituto Brasileiro de Museus. 

Leia Também: Que tal um passeio de carro virtual ao redor do mundo? Vamos?

1 COMENTÁRIO

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X