EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish
terça-feira 07

de

abril

Menu

Tratamento ortodôntico não tem idade

Hoje vamos falar sobre um assunto que ainda é um tabu entre as pessoas adultas, o uso de aparelho ortodôntico. Muitas pessoas pensam que o tratamento ortodôntico é indicado apenas para crianças e adolescentes, e que uma pessoa adulta “já passou da época para usar aparelho ortodôntico”.

Sim, os pacientes que possuem desajustes na posição dos dentes ou no tamanho dos ossos da face, devem ser submetidos ao tratamento ortodôntico, mesmo quando em
idade adulta.

Nos últimos 20 anos, o aumento do número de pacientes adultos em tratamento ortodôntico, se deve ao aumento da expectativa de vida do brasileiro e a diminuição de cerca de 60% da quantidade de indivíduos desdentados na faixa etária de 55 a 64 anos.

Existem muitas razões para a indicação do tratamento ortodôntico em adultos, a harmonia facial e dentária é importante, não somente pelo aspecto estético, mas também porque o descuido com a oclusão pode resultar em dano às estruturas de suporte dental (gengiva e osso), dores ou ruídos na articulação, dores de cabeça ou na face e até mesmo perda dos dentes.

Tratamento ortodôntico não tem idade
Tratamento ortodôntico não tem idade (Foto: Reprodução)

Além disso, a correção da má-oclusão melhora a qualidade do tratamento periodontal e restaurador. Por exemplo, na presença de grandes apinhamentos dentários, a remoção da placa dental é mais difícil e a sua retenção pode causar descalcificação do esmalte, cáries, ou mesmo tártaro, que causa periodontite ( doenças na gengiva e osso).

Estudos comprovam que a endocardite bacteriana é uma complicação grave da periodontite, pois as bactérias instaladas nas bolsas periodontais podem disseminar-se na corrente sanguínea, alojar-se nas válvulas cardíacas e comprometer a circulação do sangue e o funcionamento do coração. Além disso dentes mal posicionados frequentemente estão submetidos a trauma de oclusão que são prejudiciais ao periodonto, podendo causar desgaste de esmalte e até mobilidade dentária.

A idade não deve ser um fator limitante do tratamento ortodôntico, pois os dentes podem ser movimentados em todas as idades. Entretanto, a abordagem deve ser diferenciada e direcionada, por motivos biológicos, sociais e psicológicos.

Os pacientes adultos não apresentam crescimento ósseo e o aumento da idade acarreta maior dificuldade de reparação dos tecidos, então o tratamento ortodôntico deve ser simplificado, ou seja, deve se limitar a tratar o que esteja potencialmente destrutivo para a oclusão e a estética, isto leva a um tratamento menos abrangente e mais localizado do que no adolescente. Existe também, o fato de que o paciente adulto não tolera tratamentos prolongados.

Atualmente, podemos contar com uma gama enorme de opções para o tratamento ortodôntico em adultos. Os pacientes terão uma agradável surpresa, ao descobrir como os aparelhos ortodônticos estão mais confortáveis nos dias de hoje.

Os bráquetes (peças coladas aos dentes para o tratamento ortodôntico) estão menores e mais estéticos, feitos de materiais modernos como cerâmica ou policarbonato que
são transparentes. Os fios compostos por titânio, por exemplo, produzem movimentos mais suaves e indolores.

No tratamento ortodôntico pela técnica lingual, os bráquetes são colados no lado de dentro dos dentes. Para alguns casos, podem ser usados placas transparentes ou alinhadores, confeccionados em laboratório. Enfim, independente da idade, o tratamento ortodôntico pode ser indispensável para se obter o alinhamento de dentes e maxilares, proporcionando estética e saúde dental, afinal um sorriso bonito e saudável é de extrema importância em qualquer faixa etária.

Por: Dra. Cecília MendesCRO920-AM

Sobre a autora: Especialista em Odontologia Estética, Ortodontia, Ortopedia Facial, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Acupunturistas.

4 COMENTÁRIOS

  1. A matéria amplia o desenvolvimento da saúde pessoal. Vai além das dietas e qualidade na alimentação, a saúde bucal. Vou marcar destista, mas em Brasília

  2. Conversei com meu filho de 26 anos sobre esse assunto na semana passada. Ele consultou um profissional e lhe foi indicado o uso de aparelho ortodôntico. Ele comentou que achava estranho alguém da idade dele usando aparelho…. Encaminhei essa ótima matéria para ele.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais sobre
X